frase marco2017

Dia Mundial do Não Fumador e do Cancro do Pulmão

É hoje!

stop fumar

 

Celebramos o Dia Mundial do Não Fumador e do Cancro do Pulmão e não podemos deixar de associar este dia àquele “quase charmoso ato” de fumar.

 

Sabias que o tabagismo é atualmente considerado a principal causa de morte em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde? É uma boa altura para refletirmos sobre o consumo do tabaco e sobre os malefícios e, se és fumadora, porque deves deixar rapidamente de fumar.

Em Portugal são anualmente diagnosticados cerca de 4000 novos casos de cancro do pulmão e morrem, por este diagnóstico, cerca de 3600 doentes. Números? Não! São pessoas e por isso mesmo é que queremos chamar-te a atenção para estes dados.

Em termos de incidência, o cancro do pulmão ocupa o 4º lugar, os três primeiros lugares são para os cancros da mama, próstata e colorretal. É o tipo de cancro com a maior taxa de mortalidade.

Só para teres a noção da dimensão real desta doença, pode dizer-se que, em 2014 o número de mortes por acidentes rodoviários (480 mortes), que motivam tanta preocupação na população em geral, foi 5,8 vezes inferior ao número de mortes por cancro do pulmão.

Partilha este artigo com as tuas amigas… Cuida delas e cuida de ti, pode ser que juntas possam, pelo menos, consciencializar e alertar.

Não fiques presa a este vício e descomplica a tua saúde.

###

Publicado:

17/11/2017