frase marco2017

Mapa feminino: útero e vagina são a mesma coisa?

Conhece o teu corpo!

rapariga de costas com flores

Conhecer o nosso corpo e cuidar dele é fundamental. Quer seja para nos sentirmos bem, confiantes, quer para que possamos tirar maior proveito das nossas relações sexuais. Já sabes tudo sobre o útero e a vagina? Hoje damos-te a conhecer mais sobre estes órgãos femininos.

 

O útero e a vagina são dois órgãos sexuais que fazem parte do sistema reprodutor feminino. Existem dois tipos de órgãos sexuais na mulher: os órgãos sexuais externos que são a vulva, clitóris e lábios (grandes e pequenos) e os órgãos sexuais internos que são o útero, vagina. Trompas de Falópio e ovários.

 

O útero e a vagina são ambos órgãos internos e pode ser fácil confundi-los, mas eles não são a mesma coisa!

 

O que é o útero?

O útero é o maior órgão sexual do sistema reprodutor feminino, responsável por acolher e desenvolver o embrião até ao seu nascimento. Este órgão está situado na zona pélvica, entre a bexiga e o reto assemelhando-se a uma pêra invertida.

O útero é formado por três camadas: o perimétrio, o miométrio e endométrio. O perimétrio é a camada mais externa, o miómetrio é camada intermédia responsável pelas contrações durante o parto e o endométrio é a camada mais interna que reveste a cavidade total do útero.

É, também, no útero que se dá o processo da menstruação. Quando não existe fecundação do óvulo, as paredes do endométrio descamam e acabam por ser expelidas através do sangramento que passa pelo canal vaginal.  

 

O que é a vagina?

A vagina é um canal, parte do sistema reprodutor feminino, com aproximadamente 10 centímetros de comprimento, que liga o útero à vulva. Este canal é responsável por dar passagem ao fluxo menstrual e por onde passa o pénis durante o ato sexual. Este é um canal com bastante elasticidade pois, para além destas duas funções, é também responsável pela saída do bebé na altura do parto.

Como podes ver, estes órgãos não são a mesma coisa! Apesar de estarem ligados, têm funções muito diferentes.

 

Então e onde é que se colocam os dispositivos intrauterinos?

Os dispositivos intrauterinos, como o DIU e o SIU, são colocados no útero, através da vagina e colo do útero, pelo teu médico. Fizemos um artigo onde podes saber todos os detalhes sobre a colocação do DIU e do SIU.

 

Cuida de ti e descomplica!

 

###