frase marco2017

A colocação do DIU/SIU dói?

Sabe tudo com a Dra. Diana

Dra. Diana

Se ainda não optaste por um método de contraceção de longa duração por medo que possa ser doloroso, explico-te aqui como é feita a colocação do DIU e do SIU, para desmistificar algumas das dúvidas mais comuns.

 

Para que não te restem dúvidas, a colocação do DIU/SIU não é, necessariamente, dolorosa. Há que ter em conta que cada corpo é único e que, por isso, cada mulher terá uma reação diferente.

A colocação do SIU/DIU é feita numa consulta de ginecologia ou de planeamento familiar (no centro de saúde, com o médico de família) e é devidamente preparada por um especialista para que seja a mais tranquila e menos invasiva possível.

Como é que tudo se processa? Em primeiro lugar é feito um exame ginecológico com recurso a um espéculo, para observar melhor o interior do corpo da mulher. Para além do desconforto do espéculo, a manipulação necessária à sua utilização pode causar uma cólica semelhante à dor menstrual, mas que rapidamente alivia

A colocação destes métodos é, geralmente, um procedimento rápido que, na maioria dos casos, é feito sem anestesia ou analgésico, especialmente se for feito com calma e num ambiente tranquilo. É importante teres confiança no médico e sentires-te à vontade para que ele esclareça todas as tuas dúvidas.

 

Descomplicadamente,
Dra. Diana