frase marco2017

A tua contraceção e o desejo sexual

E se a pílula estiver a afetar o teu desejo sexual?

 

Alguma coisa tem vindo a mudar na vossa vida sexual e nem sequer sabes bem o quê, nem porquê, mas sabes que não tens o mesmo desejo e o mesmo prazer… E se a pílula estiver a afetar o teu desejo sexual?

 

Sim, estamos mesmo a falar a sério! Este é um dos possíveis efeitos da pílula.

Como assim? Perguntas tu.

Explicamos:

Apesar de acharmos que a testosterona é uma hormona unicamente masculina, o desejo da mulher também é influenciado pela produção de testosterona. O que se verifica é que alguns contracetivos hormonais, nalgumas mulheres, têm influência no nível da Testosterona Livre (a que está em circulação no sangue), levando os seus valores a baixar. E, assim, por vezes a libido diminui.

Afinal de contas temos que nos lembrar que a pílula é um fármaco hormonal e que não tem o único objetivo de controlar o ciclo menstrual.

Se começas a verificar que tens mais desinteresse sexual e sentes que o teu prazer diminuiu, deves considerar vários fatores na tua vida. Alguns dos motivos mais apontados para a perda de desejo sexual são:

  • falta de preliminares;
  • cansaço;
  • stress;
  • rotina.

 Tomas a pílula? Então também tens que a considerar na equação!

 Não te esqueças que os métodos contracetivos não são todos iguais, não são os mesmos para todas as mulheres e nem sempre são os mesmos para toda a vida. Se calhar está na hora de repensares o teu.

As boas notícias é que existem alternativas, sem hormonas ou com doses hormonais mais baixas, que podem fazer um bom match contigo. Já ouviste falar do DIU e do SIU, por exemplo, certo?

O teu ginecologista é o melhor amigo da tua saúde feminina, e também da tua sexualidade! Ela (ou ele) vai ajudar-te a #descomplicar para usufruíres da tua sexualidade em pleno.

Cuida de ti. :)

###