frase marco2017

Adesivo contracetivo

Isto existe?

Adesivo contracetivo

Se és leitora assídua do nosso blog sabes que existem muitos métodos contracetivos diferentes, mas conheces algum em que o conteúdo hormonal é administrado através da pele? Neste post, damos-te a conhecer o adesivo, como funciona e as principais vantagens e desvantagens.

 

 

Antes de começarmos, convém esclarecer que o adesivo não é um método contracetivo de longa duração, como o SIU, o DIU ou o Implante.Este método contracetivo funciona através da libertação de hormonas para o organismo pelo contacto com a pele. O adesivo deve ser colocado nos braços, costas, parte inferior da barriga ou nádegas, no primeiro dia da menstruação. Tem de ser substituído uma vez por semana e colocado num sítio diferente e, assim como na pílula, deverá ser feita uma pausa de uma semana após 3 semanas de utilização.

O adesivo não se descola com facilidade, mas convém que o tenhas sempre debaixo de olho para garantir que vais controlando o seu aspeto. Deves ter cuidado quando colocas creme sobre o corpo ou quando vestes roupa, porque podes danificá-lo. No caso de se descolar, deves colocar um novo adesivo e utilizar preservativo nos primeiros dias.

Este método não é o método mais aconselhado para mulheres com excesso de peso, porque a gordura que se acumula na pele dificulta a passagem das hormonas para o organismo.

Embora seja um método relativamente prático, tem algumas desvantagens como o facto de, dependendo do sítio onde é colocado, poder ser visto pelos outros, de se poder descolar (embora não aconteça com frequência, nem mesmo no banho) e de poder causar irritações na pele.

A principal vantagem é que não implica uma toma diária, mas para as mais esquecidas há alternativas ainda mais eficazes como a contraceção de longa duração, em que só precisas de te lembrar depois de alguns anos!

 

Atreve-te e descomplica 😉

###

 

Referências bibliográficas:

https://www.mdsaude.com/2014/12/adesivo-anticoncepcional.html

https://www.tuasaude.com/adesivo-anticoncepcional/

https://www.vidaativa.pt/a/metodos-contraceptivos-qual-escolher/

http://www.apf.pt/metodos-contracetivos/adesivo