frase marco2017

Ano Novo Contraceção Nova

Hora de atualizar

mulher com blusa grená junto de fotografias antigas

Achámos que a entrada num novo ano é o mote perfeito para te desafiarmos a repensar a tua contraceção.

 

Especialmente se ainda tomas a pílula! 

 

Fizemos então uma lista de perguntas para te ajudar a perceber se este método é o melhor para ti ou não. Depois é só marcar uma consulta e discutires o tema com o teu médico.

 

  • É complicado manter a rotina de toma da pílula?

A hora de dormir não é certa, nem o jantar, nem a hora de lavar os dentes. Há dias que são uma loucura e quando deste por ti já se foi a hora de tomar a pílula. A verdade é que, com todas as atividades e exigências que temos hoje em dia, o nosso dia-a-dia tornou-se bem mais irregular e manter a toma da pílula é quase uma tarefa hercúlea. Vai de alarmes no telemóvel, apontamentos na agenda e apps só para o efeito.

 

  • Esqueces-te frequentemente da pílula?

Quando dás por ti, passaram dois dias. Na terça tomaste, mas há lá um comprimido perdido. Não sabes bem se a quarta-feira foi ontem ou se recomeçaste a contagem para o lado errado. Pelo sim, pelo não, tomas dois e… esquece… fio da meada perdido! Confusa? Pois! Nós também!

 

  • Já chegaste a tomar a pílula do dia seguinte?

Estes esquecimentos todos e/ou outros acidentes inesperados, já te levaram à farmácia para comprar a pílula do dia seguinte? Não te esqueças que esta contraceção atua prevenindo a ovulação, portanto, não interrompe uma gravidez em curso. Não deve substituir o uso regular de um método de contraceção e deve ser usada apenas em caso de emergência.

 

  • Fumas?

Fumar e tomar a pílula é uma combinação perigosa. Principalmente se já deixaste os vintes e estás na maravilhosa idade dos trintas! Isto porque o estrogénio, um dos constituintes da pílula, potencia os efeitos nocivos do tabaco no sistema cardiovascular. Sabe mais aqui.

 

  • Entras em stress quando chega aquela altura do mês?

Volta e meia lá estás tu a contar os dias e as horas para que chegue a tua menstruação. São contas de somar e contas de subtrair com o calendário aberto. Autênticas equações.

 

Acaba com os esquecimentos, com as rotinas e com o stress recorrente das incertezas da toma da pílula. Descomplica!!

Os métodos de contraceção de longa duração são eficazes, com uma ação duradoura (entre 3 a 10 anos) e libertam-te das preocupações que tens com a pílula.

 

Sabe mais sobre estes métodos aqui.

###

Publicado:

17/01/2018