frase marco2017

Colocação do DIU e do SIU

Vamos lá acabar com este Bicho de Sete Cabeças!

Foto 850*305

Agora que já sabes o que é o DIU e o SIU, vamos falar da colocação destes métodos contracetivos intrauterinos. Nós sabemos que, por vezes, pode parecer meio assustador. Afinal é colocado dentro do útero, não é?

Mas não tenhas receio. Na realidade, é muuuito mais simples do que parece.

Vamos lá acabar com este Bicho de Sete Cabeças!

 

Ambos os dispositivos, além de muito eficazes e totalmente reversíveis, são muito pequenos (mais pequenos do que um tampão!!) e perfeitamente adequados à anatomia feminina. Ora vê:

Então como é que é a colocação do SIU ou do DIU?

A colocação destes dispositivos no útero é feita pelo teu médico numa consulta normal. Não é uma intervenção complicada. Confia no teu médico!

Para a inserção, os braços do T do dispositivo são recolhidos para dentro de um tubo. Este tubo é estreito e flexível para garantir que a inserção seja confortável e simples.

Mais uma vez, estamos a falar de dispositivos muito pequenos. Compara com um tampão:

Depois, o teu médico usa este tubo de inserção para colocar o DIU ou o SIU no útero, através da vagina e colo do útero. Como na imagem abaixo:

O DIU ou o SIU fica colocado no útero e o tubo é removido pelo teu médico. Este pequeno processo demora apenas alguns minutos e pode provocar algum desconforto, mas normalmente não provoca dor.

Pronto, está feito!! 4 a 6 semanas após a colocação o médico deve agendar outra consulta para assegurar que o dispositivo está na posição correta.

Estes dispositivos intrauterinos têm uns fios muito finos e flexíveis, que permitem que o teu médico o possa remover com facilidade e em segurança, quando decidires que o queres retirar ou quando este precisar de ser substituído.

Afinal é simples! Não achas? Descomplica!

Vê aqui o vídeo completo sobre a colocação do SIU e do DIU:

 

https://www.youtube.com/watch?v=PRpPI1jYoFQ

 

Ainda tens dúvidas? A Dr.ª Diana explica-te todas as vantagens destes métodos contracetivos aqui. Se quiseres também podes saber mais sobre o SIU e sobre o DIU. 😉