frase marco2017

Contraceção de longa duração

E se quiser tirar antes do tempo?

CLD antes de tempo

A liberdade e o controlo que tens sobre o tempo são as maiores vantagens da utilização de contraceção de longa duração. Não acreditas? 

 

 

Como sabes, tanto o SIU como o DIU têm prazos de validade. Estes prazos servem para que saibas quando o seu efeito contracetivo acaba, mas não determina durante quanto tempo os podes usar. Se quiseres retirá-los antes do tempo previsto, podes fazê-lo sem que isso te traga alguma complicação para a saúde. Muitas mulheres fazem-no porque pretendem mudar de método contracetivo, porque querem engravidar, porque estão na menopausa ou até porque necessitam de fazer uma intervenção cirúrgica. Quando esse momento chega, basta que recorras ao teu médico para que ele possa remover o SIU/DIU. É fundamental que não o removas por ti própria; esta é uma intervenção médica que deve ser feita por um especialista.

Caso retires o SIU/DIU antes de tempo ou até mesmo no tempo indicado, podes voltar a colocar outro de imediato. É possível que o processo de remoção te traga alguns efeitos secundários como cólicas e sangramento, mas são momentâneos.

O SIU tem uma duração de 3 a 5 anos e o DIU de 5 a 10 anos, mas não te assustes porque como já dissemos, estes métodos servem apenas para te tranquilizar durante o período em que os utilizas e não põem em causa a tua fertilidade, nem as tuas relações sexuais.

 

Descomplica 😉

###

 

Referências bibliográficas:

http://www.contracecaolongaduracao.pt/

https://pt.wikihow.com/Remover-um-DIU