frase marco2017

Contraceção de longa duração e o copo menstrual

São compatíveis?

Copo menstrual

A contraceção de longa duração e o copo menstrual já não têm segredos para ti, mas queres saber se podes juntar o útil ao agradável e utilizá-los em simultâneo? Então lê o post de hoje!

 

 

Se por um lado precisas da segurança e da liberdade que o SIU/DIU te dá e, por outro, a comodidade do copo menstrual, fica a saber que não precisas de abdicar de nenhum deles para que possas ter uma vida 100% descomplicada.

Como o copo menstrual é inserido na vagina e o SIU/DIU está posicionado dentro do útero, estes dois elementos não entram em contacto. O sistema de vácuo do copo menstrual não é suficientemente forte para deslocar o teu SIU/DIU e os fios de remoção deste método contracetivo, embora alcancem a zona superior da vagina, dificilmente interferem com o copo menstrual. Ainda assim, tens de ter em conta alguns aspetos para garantir que tudo corre dentro da normalidade:

  • Fala com o teu ginecologista sobre a tua intenção de utilizar o copo menstrual e pergunta-lhe quando é a melhor altura para começares a usar depois da colocação do SIU/DIU. Caso seja necessário, pede-lhe que corte um pouco os fios de remoção do SIU/DIU, de modo a que não interfiram com o copo menstrual.
  • Sempre que colocares o teu copo menstrual, posiciona-o bem, seguindo as instruções que vêm descritas na embalagem.
  • Retira o copo menstrual num ambiente calmo e de forma tranquila, assegurando que não estás a puxar os fios do SIU/DIU.

Os modelos dos copos menstruais podem variar consoante a marca e o corpo de cada mulher também se comporta de forma diferente, por isso mesmo, não deixes de fazer uma avaliação prévia desta situação com o teu médico antes de tomares qualquer decisão.

 

Atreve-te e descomplica 😉

###

 

Referências bibliográficas:

https://compreendeoteuciclo.wordpress.com/2016/07/19/podemos-usar-o-copo-menstrual-se-usamos-o-diu/

https://www.korui.com.br/posso-usar-o-coletor-menstrual-e-o-diu-juntos/

https://www.vix.com/pt/saude/547444/coletor-menstrual-pode-tirar-o-diu-do-lugar-e-a-penetracao-medica-esclarece