frase marco2017

Contraceção Intrauterina e saúde da mulher

Quando a contraceção é a tua melhor amiga

duas amigas de costas abraçadas e de braços abertos

Já sabes todas as vantagens que a colocação de um DIU ou SIU pode trazer à tua vida? Neste post contamos-te tudo 😊

 

 

1) Baixos níveis hormonais

Ao contrário da pílula, que liberta hormonas na tua corrente sanguínea, o SIU contém níveis hormonais muito reduzidos para atuação, sobretudo local, ao nível do teu útero e não contém estrogénios. Enquanto o SIU liberta uma dose baixa de progesterona no útero, reduzindo os efeitos sistémicos relativamente a outros métodos contracetivos, o DIU não contém hormonas, pois funciona através da libertação de iões de cobre que atuam localmente.

2) Redução do fluxo menstrual ou frequência do mesmo

O SIU pode reduzir a abundância e duração do fluxo menstrual. Inclusivamente, o teu médico pode aconselhar-te a utilização de um SIU se sofres de períodos menstruais muito intensos e desenvolveste anemia. 

3) Sexualidade

Permitem que sejas espontânea e não te obrigam a interromper as relações sexuais, uma vez que estás sempre protegida da gravidez.

4) Não aumenta o risco de trombose

Ao contrário da pílula, nem o SIU, nem o DIU estão contraindicados em mulheres com antecedentes de tromboembolismo venoso.

Queres saber mais sobre estes métodos de contraceção? Espreita a nossa secção do blog sobre contraceção de longa duração e atreve-te a estar mais informada! 😉

###