frase marco2017

Contracetivo injetável

Mas afinal, quantos métodos existem?

injetavel

Qual é coisa qual é ela que tem um tempo de atuação maior que a contraceção mensal e menor que a contraceção de longa duração? Descobre tudo sobre a contracetivo injetável, um método de contraceção de “média” duração. 

 

 

A contracetivo injetável, como o próprio nome indica, é uma injeção que tem um efeito contracetivo trimestral e, embora o seu efeito contracetivo possa demorar de 6 a 8 a desaparecer, ao contrário dos métodos de contraceção de longa duração que tem um efeito de reversibilidade da fertilidade imediato.

Como a maior parte dos contracetivos, os principais benefícios da injeção anticoncecional são a diminuição da menstruação, devido ao progestativo em circulação, mas o padrão das tuas menstruações pode ser imprevisível.  É, sobretudo, aconselhada para mulheres que não podem usar estrogénio, pois é composta apenas por um progestativo. Este método deverá ser administrado por um médico, enfermeiro ou um farmacêutico.

Este método pode afetar o pico de massa óssea se administrada na adolescência, interfere no metabolismo ósseo, sendo suscetível de causar diminuição da densidade mineral óssea, que poderá ser reversível após a suspensão.

Como em qualquer caso, o melhor será procurares um médico que te aconselhe sobre qual o método indicado para ti, mas caso não te queiras preocupar muito com esta questão, podes sempre ver com o teu ginecologista a viabilidade de optares por um método de contraceção de longa duração.

 

Informa-te e descomplica 😉

###

 

Referências bibliográficas:

https://www.contracecao.pt/metodos/outros-metodos/

https://www.gineco.com.br/saude-feminina/metodos-contraceptivos/injecao-anticoncepcional/

https://www.tuasaude.com/metodo-contraceptivo-injetavel/

http://arevistadamulher.com.br/ginecologia/content/2406763-conheca-os-pros-e-contras-da-injecao-anticoncepcional