frase marco2017

Dispositivos Intrauterinos

Posso utilizar sem nunca ter engravidado?

mulher grávida com mãos na barriga

Um dos mais antigos mitos da Contraceção Intrauterina é a crença em que este método não é indicado para mulheres que nunca tenham engravidado. Mas não passa disso mesmo, um mito! E neste post ajudamos-te a perceber o porquê! 😉

 

Em Portugal deparamo-nos com uma taxa muito elevada de mulheres que optam pela pílula como método contracetivo ao invés de métodos alternativos como a contraceção intrauterina.

Na realidade, a Organização Mundial de Saúde aconselha este método especialmente às adolescentes, pois são mais férteis e têm relações sexuais com frequência, acrescentando, ainda, a maior tendência que têm em esquecer-se de tomar a pílula.

Atualmente, existem atualmente SIUs com um tamanho menor do que antigamente, o que facilita a colocação em mulheres que nunca tiveram filhos.

A contraceção Intrauterina – DIU e SIU – tem a mesma eficácia tanto em mulheres que nunca engravidaram como em mulheres que já tiveram filhos.

Agora que já desmitificamos este mito, podes ficar a conhecer mais sobre estes dois métodos de contraceção no post Contraceção Intrauterina e mesmo sem nunca teres engravidado, podes sugerir ao teu médico a sua colocação 😊 Mas antes disso podes espreitar também o post Colocação do DIU e do SIU para ficares ainda mais esclarecida!

 

Descomplica 😉

###