frase marco2017

Engravidei mesmo a tomar a pílula

Como é possível?

rapariga com ecografia

A pílula é um método contracetivo bastante eficiente, com uma percentagem de eficácia de 99%. Porém, a toma incorreta deste método compromete a sua eficácia levando a que possas engravidar.

 

Antes de ficares tão surpreendida com o facto de teres engravidado mesmo tomando a pílula, a primeira questão que tens que te colocar é: “quantas vezes me esqueci de tomar?” ou “quantas vezes me atrasei na toma de um comprimido?”.

 

Está comprovado que, em Portugal, 57% das mulheres entre os 21 e 29 anos se esqueceram de tomar a pílula nos últimos 3 meses. Estes esquecimentos afetam diretamente a eficácia da mesma e corres, assim, o risco de engravidar.

 

A vida agitada da mulher moderna é muito propícia a que estes esquecimentos ocorram com alguma frequência passando-nos, muitas vezes, ao lado e não dando a devida importância.

Para além dos esquecimentos, existem diversas outras causas que podem cortar a eficácia da pílula, resultando numa gravidez indesejada:

 

  • Troca de contracetivo

Quando trocares de método contracetivo tem atenção em que altura começas o novo método e se não há um período de tempo em que ainda não estejas protegida pelo novo método.

 

  • Vómitos ou diarreia

Episódios de vómitos ou diarreias são fatores externos que podem comprometer a eficácia da pílula. Se tiveste episódios destes, até 4 horas depois da toma de um comprimido, este pode não ter sido absorvido pelo teu organismo não tendo tido o efeito esperado.  

 

  • Interações com medicamentos

Há medicamento que podem interferir com a eficácia da pílula, se fazes algum tipo de medicação fala com o teu médico ou farmacêutico.

 

 

Não te esqueças que nenhum método contracetivo é 100% eficaz. No caso da pílula, apesar do grau da sua eficácia ser de 99% numa utilização “perfeita”, existem todos estes outros fatores externos que interferem com o efeito da mesma.

Felizmente, há mais mundo para além da pílula! Tens outros métodos que podem ser adequados a ti e com os quais não precisas de te preocupar.

Com o SIU ou com o DIU não precisas de te preocupar com a toma diária, ou de entrar em stress caso tenhas um episódio de diarreia ou vómitos. Eles estão sempre lá, no seu cantinho, a fazer o seu trabalho de te proteger contra uma gravidez indesejada 😊    

Para te esclareceres sobre a colocação destes métodos podes aceder a este post do blog e podes ainda consultar o nosso canal no YouTube A Liberdade Começa Agora para esclareceres todas as tuas dúvidas! 

 

Atreve-te a descomplicar 😉

 

###

 

Referências:

  1. “Geração Milénio e Contraceção – Porque nos esquecemos”, estudo realizado em Portugal, promovido pela Bayer, com o apoio da GfK. 
  2. www.contraceaolongaduracao.pt
  3. http://www.descomplica.pt/pt/contracecao-de-longa-duracao/index.php/ha-mais-mundo-para-alem-da-pilula
  4. https://www.famivita.pt/engravidar-tomando-anticoncepcional-pode-acontecer/
  5. https://www.scimed.pt/geral/tudo-o-que-precisa-de-saber-sobre-a-pilula/