frase marco2017

Esqueci-me de tomar a pílula e não engravidei

Serei eu uma regra ou uma exceção?

rapariga a olhar para a pílula

Quantas vezes já te esqueceste de tomar a pílula, mas como foi só “daquela vez” achaste que não havia problema e a vida continuou despreocupada? Tiveste sorte e não engravidaste, mas pode não ser sempre assim! Neste post explicamos-te porque não deves encarar os esquecimentos de forma tão leviana.

 

A eficácia da pílula é comprometida pelos esquecimentos, por isso, é importante que mantenhas a toma diária e à mesma hora. De certeza que já te esqueceste, algumas vezes, de tomar um comprimido e só o tomaste no dia seguinte, quando te lembraste, e nada aconteceu. Pois bem, temos a dizer-te que tiveste sorte! Até 12 horas considera-se que a eficácia não está reduzida, mas se te esqueceres mais tempo que isso… A cenário já pode ser outro!

A eficácia da pílula é muito elevada, mas basta um pequeno deslize para esta percentagem descer consideravelmente. Se estiveres mais de 12 horas atrasada na toma de um comprimido, a proteção da gravidez pode estar comprometida. Há ainda procedimentos que deves seguir aquando de esquecimentos, que variam de acordo com a altura do ciclo em que aconteceram:   

Se o esquecimento ocorrer na primeira semana (do 1º ao 7º comprimido): Deves tomar o comprimido esquecido logo que te lembres (mesmo que isso implique tomar 2 comprimidos ao mesmo tempo) e deves utilizar proteção adicional nos 7 dias seguintes. Deves ter em atenção se existiram relações sexuais na semana anterior. Se tiver sido o caso, podes estar grávida.

Se o esquecimento acontecer na segunda semana (do 8º ao 14º comprimido): deves tomar o comprimido esquecido logo que te lembres (mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo) e prosseguir a toma da embalagem;

Se o esquecimento acontecer na terceira semana (do 15º ao 21º comprimido): Toma o comprimido esquecido logo que te lembres, mesmo que isso signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo. Deves terminar a embalagem e iniciar outra sem fazer pausa. Como alternativa, podes também parar o blister e começar imediatamente o período de intervalo de 7 dias (lembra-te do dia em que te esqueceste do teu comprimido). Se quiseres iniciar um novo blister no dia em que sempre inicia, faz com que o período de intervalo seja menor que 7 dias.

Deves sempre consultar a informação de como proceder em caso de esquecimento no Folheto Informativo da tua pílula. Se ainda tiveres dúvidas fala com o teu médico.

Como vês, o esquecimento de um comprimido pode refletir-se em algo muito complexo e, sem os devidos cuidados, deixar-te desprotegida de uma gravidez não planeada. Existem alternativas de contraceção de longa duração como o SIU – Sistema Intrauterino e o DIU – Dispositivo Intrauterino ou o implante subcutâneo que te mantêm sempre protegida da gravidez indesejada!

Uma contraceção que te permite ser mais livre, sem estares presa a uma carteirinha de comprimidos, com uma eficácia de mais de 99%, não parece maravilhoso? 😊

Sabe mais sobre a Contraceção Intrauterina neste post e podes ainda saber mais sobre as diferenças entre os dois métodos existentes, o SIU e o DIU, neste post.

 

 

###