frase marco2017

Falar com a minha mãe sobre contracetivos

É tão importante!

falar com a mãe

Se estás a iniciar a tua vida sexual e procuras um método contracetivo que se adeque ao teu estilo de vida, é importante que fales com um médico, mas também com alguém próximo que te conheça bem. E quem melhor que a tua mãe? 

 

 

Há assuntos que não são fáceis de abordar, especialmente com as nossas mães, mas não queremos que este seja um deles! Até podes estar muito hesitante em falar sobre este assunto, uma vez que o uso de contraceção está muito associado ao início da atividade sexual, mas lembra-te… A tua mãe já teve a tua idade e mesmo que tenha tido uma experiência diferente da tua, saberá aconselhar-te melhor que ninguém.

Começa por te informares sobre os diferentes métodos contracetivos e escolhe previamente qual o que consideras mais adequado, para que não te faltem os argumentos certos. Se for preciso treina a conversa ou partilha a situação com uma amiga – pode ser que não sejas a única com a mesma dificuldade. Quando conversares com a tua mãe, escolhe uma altura calma e descontraída, fala sobre a importância de te sentires protegida e desmistifica a ideia – que muitas pessoas ainda têm – que o uso de contraceção é para quem tem comportamentos mais libertinos. Afinal de contas, estamos no século XXI! No final, dá tempo ao tempo e espera pela reação dela, sem forçares o assunto.

Apesar de não te poderes sentir à vontade, porque é algo da tua intimidade, é sempre importante que envolvas as pessoas com quem tens mais confiança nos assuntos realmente importantes da tua vida. Quer seja a tua mãe, a tua irmã, uma amiga, um namorado ou outro familiar. A decisão final sobre a tua contraceção será sempre tua, mas quem não precisa de um bom conselho de vez em quando?

Para além deste aconselhamento “mais familiar”, não deixes de procurar um especialista que te possa dar um parecer mais rigoroso e claro, continua atenta às informações que partilhamos no nosso blog 😉

 

Conversa e descomplica 😉

###

 

Referências bibliográficas:

https://pt.wikihow.com/Pedir-Para-Usar-Contraceptivos-Para-Sua-M%C3%A3e