frase marco2017

Há mais mundo para além da pílula

E chegou a altura de o explorares!

questões sobre a pílula

Pílula? (Quase) todas as mulheres começam por tomar a pílula. Mas existe um senão do qual se começam a aperceber com o tempo. Consegues adivinhar qual?

 

Quando começaste a pensar no tema da contraceção, provavelmente falaste com a tua mãe, com a tua irmã ou com as tuas amigas, visitaste uns sites online… e quando visitaste o teu ginecologista, saíste do consultório com uma receita de pílula, certo? Apostamos que o mesmo se passou com quase todas as tuas amigas – aliás, com quase todas as mulheres. Começar por tomar a pílula é algo muito comum.

Então porque é que, a dada altura, começamos a pensar noutras alternativas?

Por causa de um pormenor no qual a maioria das mulheres nem sequer pensa nessa primeira fase: para que a pílula tenha o efeito esperado - proteger-te de uma gravidez indesejada - precisas de ser muito (mas muito) organizada e disciplinada. Precisas de te lembrar de tomar a pílula todos os dias à mesma hora. Precisas de te lembrar de comprar uma nova embalagem a tempo.

Então e se decidires, em cima da hora, ficar a dormir em casa do teu namorado? Ou no sofá da tua melhor amiga, depois de uma noitada? É melhor que a caixinha da pílula esteja na tua mala, caso contrário, está na altura de ires para casa… Em que lugar fica a tua liberdade? Para quem toma a pílula, certamente não em primeiro.

É por isso que começas a considerar, a dada altura, outros métodos de contraceção. Métodos que se adequem melhor ao teu estilo de vida. Começas a falar sobre o assunto com as tuas amigas, a partilhar experiências. E apercebes-te de que, afinal, a pílula não é a única opção. Pesas os prós e contras e decides que está na hora de partir para outra: adeus pílula! E agora?

Existem vários métodos contracetivos. Mas, à medida que vais ouvindo falar de cada um, vais aumentando a tua lista de dúvidas. Talvez tenhas ouvido falar de contraceção de longa duração… mas sabes exatamente o que é isso? Os métodos contracetivos de longa duração não exigem que te lembres deles constantemente! Oferecem-te um elevado nível de proteção mas não te prendem naquela rotina da toma diária ou semanal. O melhor de dois mundos, certo?

Se já ouviste falar do DIU, um dispositivo intrauterino, mas achas sempre que isso é coisa mais para a tua mãe… lê este artigo sobre o DIU que preparámos para ti.

Talvez também tenhas ouvido falar do SIU, mas não tens bem a certeza do que é... Sabes apenas que também se coloca no útero, certo? Fizemos um artigo super detalhado sobre o SIU.

E isto da colocação no útero assusta? Calma, nós descomplicamos: colocação DIU/SIU.

Esclarecidas as dúvidas iniciais… What’s next?

Marcar uma consulta com o teu ginecologista e pedir-lhe para te explicar as opções. Afinal, cada mulher é diferente e um método de contraceção perfeito para uma pode não ser o ideal para outra.

Explora as alternativas disponíveis. Afinal existe tanto para além da pílula!

 

Explora a nossa secção sobre os métodos de contraceção de longa duração aqui.

Descomplica! 😉

 

###