frase marco2017

Hemorragias Irregulares

Será normal?

rapariga ao computador

A mudança para um método de contraceção de longa duração pode resultar em algumas hemorragias mais irregulares e spotting, principalmente nos primeiros 3 a 6 meses. Mas é normal e neste post explicamos-te tudinho 😊

 

Todos os métodos contracetivos têm efeitos secundários e a Contraceção de Longa Duração (CLD) não é exceção. Um dos efeitos mais comuns são menstruações irregulares. No caso do DIU é comum verificarem-se perdas de sangue mais abundantes e longas no período de adaptação, já no SIU a irregularidade das menstruações pode manifestar-se em períodos cada vez com menos fluxo e por perdas de sangue ligeiras entre menstruações (spotting) e até evoluir para a ausência total de hemorragia. Mas em nenhum caso te deves sentir alarmada!

Como queremos que te sintas descansada e visto que o nosso lema é descomplicar, colocamos tudo em pratos limpos 😉

Hemorragias irregulares ou pouco frequentes com o SIU  

O SIU pode afetar o teu ciclo menstrual. O que quer isto dizer? Ora bem, com a colocação do mesmo podes sofrer algumas alterações nos teus períodos menstruais podendo ter spotting (pequenas perdas sanguíneas), períodos mais curtos ou mais prolongados, hemorragias normalmente mais ligeiras ou, até mesmo, perda total de hemorragia.

Muitas vezes acontecem algumas perdas de sangue entre os períodos menstruais – spotting – principalmente durante os primeiros 3 a 6 meses. Mas não te preocupes! Normalmente existe uma tendência de redução gradual do número de dias de hemorragia bem como a redução de fluxo menstrual com o passar dos meses. Não te admires se até deixares de menstruar, pois acontece a algumas mulheres e não significa, por isso, que tens algum problema ou estás menos saudável. 

E porque é que isso acontece?

O SIU atua através da libertação hormonal que pode levar a que o espessamento mensal do revestimento do útero não aconteça. Desta forma, deixa de existir algo que o corpo tenha de eliminar, como o período menstrual, o que não quer dizer que tenhas chegado à menopausa ou que estejas grávida! Os teus níveis hormonais permanecem iguais 😊. Por norma, o teu período regulariza logo após a remoção do SIU.

Alterações no período menstrual com o DIU

Com a colocação do DIU, as alterações de período menstrual que mais se têm verificado são o aumento do número de dias e abundância de fluxo. Podes também vir a ter algumas perdas sanguíneas entre períodos menstruais, mas é passageiro.

Como vês, estas desregulações são bastante comuns e não indicam, diretamente, a existência de alguma infeção ou rejeição do teu organismo a este tipo de contraceção.

Só precisas de ser paciente nos primeiros meses e deixar que o teu corpo se ambiente a esse pequenino aparelho que descomplica tantas vidas! 😊

Queres saber mais? Podes aceder ao nosso artigo de blog aqui para ficares a conhecer mais sobre o SIU e aqui para saberes mais sobre o DIU.

Descobre as alternativas de contraceção que tens e descomplica 😉

###