frase marco2017

Métodos contracetivos e aumento de peso

Vou engordar se colocar o DIU ou o SIU?

rapariga a pesar-se na balança

Um dos principais medos das mulheres face à colocação do DIU ou do SIU é a probabilidade deste método contribuir para o ganho de peso. Mas será mesmo verdade? E será para todos os contracetivos?

 

O aumento de peso é um fator que preocupa a maioria das mulheres quando se fala em métodos contracetivos. Mas e se te disséssemos que o DIU/SIU não tem influência relevante no teu peso?

É mesmo isso que acabaste de ler: um dos grandes mitos associado a este método é que engorda, mas não passa disso mesmo, um mito!

O DIU – Dispositivo Intrauterino não produz hormonas pelo que não interfere com o teu metabolismo. Se por acaso verificares alguma oscilação de peso após a colocação do mesmo, deves considerar outros fatores externos. No SIU – Sistema Intrauterino também não é expectável uma alteração de peso relevante.

Lembra-te que o aumento/perda de peso depende das características individuais de cada mulher. Há que ter em consideração a predisposição genética, o nível de atividade física, tipo de alimentação e o stress, entre outros fatores.

Por isso, mantem uma alimentação saudável, pratica exercício físico com regularidade e continuarás em forma 💪

Podes saber mais sobre os mitos relacionados com o SIU neste artigo do blog e, ainda, descobrir mais sobre as diferenças entre estes dois métodos aqui. Ajudamos-te tirar todas as tuas dúvidas! 😉

###