frase marco2017

Mitos sobre a contraceção de longa duração

Será que estás bem informada?

Mitos

Se tudo o que sabes sobre contraceção de longa duração começa sempre por “Disseram-me que…” então este post é para ti. 

 

 

MITO #1 A contraceção de longa duração afeta a tua fertilidade futura
A contraceção de longa duração é 100% reversível! Isto significa que, a partir do momento em que estes dispositivos são retirados do corpo da mulher, ela regressa aos seus níveis de fertilidade normais.

MITO #2 A contraceção de longa duração só pode ser utilizada após a primeira gravidez
Os métodos contracetivos de longa duração foram idealizados para qualquer mulher que se queira sentir mais livre e despreocupada com a gestão da sua vida sexual, independentemente do facto de já ter sido mãe ou não. Como parto, as mulheres ficam com o canal cervical mais “aberto” (leia-se a passagem que liga a vagina ao útero – e por onde têm de passar os bebés num parto vaginal!), pelo que, a colocação de um dispositivo através deste canal possa ser mais fácil.

MITO #3 Com a contraceção de longa duração fico sem menstruação
Cada corpo é único, pelo que pode reagir de formas diferentes a cada método. O SIU e o implante podem reduzir (e até terminar por completo) o teu fluxo menstrual. Mas não te preocupes: a tua saúde ou a tua fertilidade não são afetadas por isso!

No caso do DIU (que não tem componente hormonal, mas atua através de iões de cobre), o fluxo menstrual tem, pelo contrário, tendência para aumentar.

MITO #4 O SIU/DIU afeta as relações sexuais
Queremos que te sintas mais livre para poderes viver a tua vida sexual sem preocupações, por isso é importante que saibas que estes métodos não prejudicam nem alteram as tuas relações íntimas.

MITO #5 Não posso retirar estes dispositivos até ao final da sua validade
Podes retirar qualquer um destes métodos a qualquer altura. Só precisas de agendar com o teu médico para poderem proceder à remoção. Também não existe qualquer contraindicação no caso de quereres voltar a colocar outro dispositivo passado pouco tempo.

MITO #6 A colocação do DIU/SIU tem de ser feita no primeiro dia da menstruação
O DIU/SIU podem ser colocados em qualquer momento do teu ciclo menstrual. Durante a menstruação o colo do útero fica mais dilatado, tornando a colocação destes aparelhos mais fácil.

MITO #7 Não posso usar tampões ou copo menstrual com o SIU/DIU
O tampão e o copo menstrual ficam inseridos na vagina, por isso não há interferência com o DIU/SIU. Os fios do DIU/SIU, embora estejam colocados na parte exterior do colo do útero, não deverão entrar em contacto com o tampão ou com o copo menstrual.

 

Atreve-te a descomplicar 😉