frase marco2017

O DIU e os efeitos secundários

Tudo em pratos limpos

rapariga a escrever

Como qualquer método contracetivo, também o DIU pode desencadear alguns efeitos secundários. Mas afinal quais são os efeitos secundários do DIU? Com que frequência podem ocorrer?

 

O DIU – Dispositivo Intrauterino – é um pequeno dispositivo de cobre, em forma de T, que é inserido na cavidade uterina com o objetivo de proteger da gravidez indesejada. Este é dos métodos mais eficazes com uma taxa de sucesso superior a 99% e já te contámos, neste post, tudo sobre ele.  

Este método contracetivo pode, tal como a pílula, desencadear alguns efeitos secundários, ainda que distintos.

Os efeitos secundários mais frequentes causados pelo DIU são a dismenorreia (as famosas dores abdominais que aparecem com o período), dor abdominal ou nas costas, spotting ehemorragia menstrual aumentada. Estas alterações menstruais são expectáveis. Pode, ainda, pode ocorrer anemia, devido ao aumento da hemorragia menstrual.

A pílula também apresenta efeitos secundários frequentes, tais como:

  • alterações de humor;
  • dores de cabeça;
  • náuseas;
  • dor mamária, problemas com os períodos menstruais, tais como períodos irregulares ou ausência de períodos.

Para além destes efeitos, pode acontecer que te diminua a libido, ou seja, que percas vontade e desejo sexual. Neste post podes ver toda a explicação para a diminuição do desejo sexual na mulher.

Existe ainda a questão dos esquecimentos e outros fatores externos que podem afetar a eficácia da mesma, como variar a hora da toma, toma de outros medicamentos, perturbações gastrointestinais ou o chá de hipericão. Neste post explicamos-te todos os fatores que interferem com a eficácia deste método. 

 

Agora, está na hora de falar das advertências mais sérias! Sabemos que pode ser assustador, mas desmistificamos tudo já de seguida 😉

 1. Infeção pélvica

Existe um risco aumentado de infeção pélvica imediatamente após a inserção. As infeções pélvicas em utilizadoras de DIUs estão frequentemente associadas a doenças sexualmente transmissíveis (DST). O risco de infeção aumenta se tu, ou o teu parceiro, tiverem vários parceiros sexuais.

 2. Deslocação/Expulsão

As contrações uterinas durante o período menstrual podem, em alguns casos, provocar deslocação ou expulsão do mesmo. A expulsão ocorre em menos de 3 em cada 100 inserções. Existe maior probabilidade de acontecer no primeiro mês após a colocação.

 3. Perfuração

Raramente, sobretudo durante a colocação, o dispositivo intrauterino poderá penetrar ou perfurar a parede do útero, devendo ser removido assim que possível. O risco deste acontecimento ocorrer é muito reduzido. Pode estar aumentado se o dispositivo for colocado pouco depois do parto, em mulheres a amamentar ou em mulheres com o útero fixo em retroversão. Não te preocupes que o médico saberá o que é melhor para ti e como proceder no raro caso de perfuração. Ocorre em menos de 1 em cada 1000 inserções.

4. Gravidez extrauterina

O DIU não aumenta os riscos de desenvolveres uma gravidez extrauterina (gravidez fora do útero)! A única advertência neste aspeto é caso fiques grávida com o dispositivo intrauterino colocado (as probabilidades são muito remotas, lembra-te que tem eficácia superior a 99%). Como o dispositivo está no útero o risco da gravidez se desenvolver fora do útero aumenta, por isso se suspeitas que possas ter engravidado com este método contraceptivo deves dirigir-te imediatamente ao teu médico.

 

Na pílula também existem advertências a considerar e que podem ter repercussões. Se calhar não tens conhecimento, mas existem os seguintes riscos com a toma da pílula:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Desenvolvimento de coágulos sanguíneos, que pode causar ataques cardíacos, embolia pulmonar e acidentes vasculares cerebrais (AVC);
  • Batimentos cardíacos anormalmente rápidos.

 

Como vês, todos os métodos têm os seus prós e os seus contras. Ainda assim, a Contraceção de Longa Duração é a mais descomplicada 😉 por isso, para quê complicar? Marca já uma consulta com o teu médico para te informares e explorares opções!

Descomplica ❤️

###