frase marco2017

O DIU/SIU desloca-se dentro do nosso útero?

A Dra. Diana responde

Se um dos teus receios é que o DIU/SIU possa andar a passear pelo teu útero e provocar alguma complicação, a Dra. Diana ajuda-te a perceber como tudo funciona!

 

Sim, desloca-se. Ao colocarmos o DIU/SIU este deve ficar no fundo da cavidade uterina. No entanto, com os movimentos e contrações naturais do próprio útero, o DIU/SIU pode migrar para uma posição mais baixa dentro do útero.

Caso se trate de um SIU hormonal, este deslocamento apenas é considerado um problema quando o dispositivo é expulso, total ou parcialmente, do útero, onde deixas de ficar protegida. Se o caso for com um DIU não hormonal, de cobre, a eficácia fica sempre comprometida, devendo ser tomadas medidas (remoção/recolocação ou utilização de outro método contraceptivo associado).

Mais raramente o DIU/SIU pode deslocar-se em direção à parede do útero, perfurando-o. Esta é, no entanto, uma complicação bastante rara.

O que fazer nestes casos? O melhor será falares com o teu médico e perceber se deverás remover, recolocar ou utilizar outro método mais adequado.


Descomplicadamente,

Dra. Diana.