frase marco2017

O SIU tim-tim por tim-tim

Tudo o que precisas de saber sobre ele.

imagem azul sistema intra uterino

Este post vai ser uma espécie de 360º do SIU, em que vais ficar a conhecer todas as vantagens, procedimentos e características deste sistema intrauterino.

Vamos a isso? :)

 

O SIU é um dispositivo pequeno, macio e em forma de T (como podes ver na imagem) com um reservatório que contém uma hormona, um progestagénio.

Como funciona?

O SIU é eficaz através da libertação contínua de uma dose baixa de progestagénio a partir do seu reservatório para o útero. Favorece o espessamento do muco cervical;e no que é que isto resulta? Faz com que seja mais difícil que os espermatozoides se movam livremente e alcancem o óvulo, deixando também o revestimento do útero mais fino. A ação deste método é sobretudo local.

Qual a eficácia?

Tem uma eficácia de 99,8%. Com este método estarás altamente protegida em relação a uma gravidez. Por isso, o SIU é uma opção para as mulheres que querem evitar a rotina diária de um método contracetivo (como a pílula), mas que não querem engravidar.

Como é colocado?

O SIU é colocado no útero através da vagina, pelo teu médico numa consulta de rotina. Logo após a colocação, ficas altamente protegida em relação a uma gravidez.

Durante quanto tempo é eficaz?

O SIU é eficaz durante 3 ou 5 anos (dependendo do produto que coloques). A estatística diz que menos 1 pessoa em cada 100 engravida com este método. :)

E quando quiser remover?

A remoção pode ser feita quando tu quiseres, pelo teu médico, mesmo antes dos 3 ou 5 anos. Após a remoção do SIU, o efeito contracetivo desaparece de uma forma rápida. Assim, o SIU permite voltar rapidamente ao nível de fertilidade anterior.

É caro?

Os Sistemas Intrauterinos são comparticipados. Nas consultas de planeamento familiar do Serviço Nacional de Saúde podes colocá-lo gratuitamente. YEAH!

Vou engordar?

Esse é um dos mitos que está associado a estes métodos. Se houver alguma alteração no peso corporal, será mínima e pode não estar diretamente associada a este método.

Vou ter período ou não?

A hemorragia pode tornar-se mais ligeira, de menor duração e com diminuição da dor menstrual ao longo do tempo (boas notícias!). Há a possibilidade de hemorragias irregulares nos primeiros meses após colocação, mas depois disso é um “descanso”.

Existem fatores de risco?

Existem alguns fatores de risco individuais que podem fazer com que o SIU não seja o método ideal para algumas mulheres. Assim, aconselhamos que consultes o teu médico de forma a avaliar a tua situação em particular.

Agora em jeito de resumo apresentamos-te as principais vantagens do SIU, para teres a certeza das tuas decisões. 

 

 

1. Pode ficar colocado durante 3 ou 5 anos (dependendo do produto), mas poderá ser removido a qualquer altura.

2. Com uma taxa de eficácia de 99,8%, é um dos métodos contracetivos mais eficazes.

3. Permite a espontaneidade sexual e não obriga à interrupção das relações sexuais.

4. Os períodos menstruais de maior fluxo podem tornar-se mais ligeiros e menos dolorosos.

5. Algumas mulheres poderão ficar com períodos menstruais mais curtos, ligeiros ou menos frequentes, o que reduz as probabilidades de uma anemia.

6. Adequado para as mulheres que procuram uma contraceção reversível de longa duração (3 ou 5 anos), e que querem evitar os regimes de administração diários, semanais ou mensais.

7. Pode ser usado durante a amamentação, seis semanas após o parto.

8. O seu nível de fertilidade regressa ao normal após remoção do SIU.

Esperamos que tenha ajudado :)

#descomplica

 

Referências: http://bit.ly/2wo3Tng

 

###