frase marco2017

Quero mudar para contraceção de Longa Duração

E agora, como faço?

mulher ao computador

Sentes que já sabes bastante sobre as tuas opções de contraceção de longa duração, já conheces os principais métodos – SIU, DIU e o implante – e já percebeste que te ia facilitar bastante o dia-a-dia. Então e agora? Como é que isto se trata?

 

Na verdade, é bastante simples! Se…

 

…já tens ginecologista

Quer seja através do Serviço Nacional de Saúde, quer seja através de um serviço privado, fala com ele/ela. Afinal de contas, já conhece o teu histórico, as tuas circunstâncias em termos de saúde… pelo que será a pessoa indicada a te aconselhar.

Atenção! Recordamos apenas que, no Serviço Nacional de Saúde, a colocação destes métodos é gratuita, no âmbito do serviço de Planeamento Familiar. Se a tua consulta for num consultório ou clínica privada, fazes tu a compra do dispositivo, sendo que é comparticipada.

 

…não tens ginecologista

Nesse caso sugerimos que vás a uma consulta de planeamento familiar. Estas consultas são disponibilizadas nos Centros de Saúde e Hospitais, que têm equipas multidisciplinares para o esclarecimento de dúvidas e questões no domínio da Saúde Sexual e Reprodutiva.

 

Ou seja, o primeiro passo será contactares o teu centro de saúde e pedires a marcação de uma consulta de planeamento familiar. Hoje em dia, já podes marcar essa consulta por telefone ou mesmo na internet e não tem qualquer custo. Não te esqueças é de levar o teu cartão de cidadão.

Então e o que esperar destas consultas?

  • Apresentam esclarecimentos sobre o corpo da mulher e o seu funcionamento, no que diz respeito à sexualidade e reprodução;
  • Informam sobre os métodos contracetivos disponíveis;
  • Fazem a prevenção, diagnóstico e tratamento das infeções sexualmente transmissíveis;
  • Dão orientação sobre dificuldades sexuais ou infertilidade;
  • Informam sobre a gravidez e o parto.

 

Por isso, prepara a tua listinha de perguntas sobre a contraceção de longa duração e vai nessa. Preparámos uma lista para te ajudar: faz o download aqui.

Depois desta consulta inicial, e de esclareceres as tuas dúvidas, serás então encaminhada para a colocação do dispositivo, no centro de saúde ou no hospital. Não te preocupes, nesta consulta vão dar-te todas as indicações necessárias.

Se queres saber mais sobre a colocação do SIU ou do DIU, podes também verificar este artigo que preparámos.

 

###