frase marco2017

SIU – Preciso de fazer uma pausa das hormonas

Será mito, ou verdade?

mãos mulher a escrever no computador portátil

De certeza que, desde cedo, ouves dizer que é necessário fazer uma pausa do teu método contracetivo de x em x tempo para não “sobrecarregares” o teu corpo com hormonas. Mas será verdade? Hoje desmistificamos tudo!

 

A ideia de que o corpo necessita de fazer uma pausa do método contracetivo hormonal para que não seja sobrecarregado e possa recuperar é antiga e sem qualquer fundamento. 

No caso do SIU – Sistema Intrauterino, este é um método de contraceção de longa duração que, apesar de funcionar através da libertação de hormonas, tem ação sobretudo local* (no útero) e em baixa dose.

Desde que não tenhas qualquer problema de saúde e, mediante aconselhamento do teu médico, o uso do SIU pode ser feito desde a primeira menstruação (artigo relacionado: Dispositivos Intrauterinos – posso utilizar sem nunca ter engravidado?) até à menopausa, sem interrupção, e sem que afete a tua saúde hormonal 😊

Na verdade, interromperes o uso do SIU pode até ser contraproducente. Imagina que tens o SIU há 5 anos: tens uma vida sexual descomplicada, não precisas de te preocupar com a toma de um comprimido, se tens uma gastroenterite também estás descansada e a tua vida segue, sem preocupações, porque estás 24 sobre 24 horas protegida contra uma gravidez indesejada. Esta é a tua rotina e já estás habituada a ela. Entretanto chega o limite dos 5 anos, retiras o SIU e optas por fazer uma pausa de alguns meses até colocares um novo. Existe uma grande probabilidade de te esqueceres, em algumas situações, que já não estás protegida. De certeza que já nem te vais lembrar que já não o tens, podendo isso levar a que tenhas relações sexuais desprotegidas havendo uma grande chance de uma gravidez indesejada.

Por isso, da próxima vez que achares que é melhor fazer uma pausa do SIU para “descansares” das hormonas, lembra-te que não há problema se não o fizeres! 😊

E não te esqueças: antes de decidires qual o método contracetivo pelo qual queres optar, dirige-te ao teu médico para que possam explorar as diversas opções e escolher a que mais se adequa a ti.

Podes também dar uma olhadela na nossa secção do blog Contraceção de Longa Duração para saberes mais sobre estes métodos.

* Há sempre alguma passagem de levonorgestrel para a circulação sistémica com possíveis efeitos secundários (eg acne entre outros).

  

###

 

 

Referências:

  1. www.contracecaodelongaduracao.pt
  2. http://www.gineco.com.br/saude-feminina/materias-2/preciso-dar-uma-pausa-no-metodo-contraceptivo/