frase marco2017

SIU/DIU: há uma altura certa do mês para colocar?

Vamos combater as fake news

Mas afinal, há ou não ligação entre a colocação do SIU/DIU e o nosso ciclo menstrual?

 

Como já sabes, o DIU e o SIU são ambos métodos de contraceção intrauterina – ou seja, são colocados no interior do teu útero.

Ambos os métodos têm o mesmo efeito: impedem a progressão dos espermatozoides, não permitindo o seu encontro com o óvulo e modificam a parede do útero (o endométrio) para que não ocorra a fixação do ovo na parede do útero. Embora funcionem de maneira diferente (um é feito de cobre e o outro contém hormonas), os dois são altamente eficazes e de longa duração: o SIU pode durar entre 3 a 5 anos, e o DIU até 10 (!) anos.

Com certeza já ouviste muitas histórias diferentes sobre a colocação do SIU ou do DIU. Uma das mais populares diz que estes têm de ser colocados no PRIMEIRO dia da tua menstruação – e rapidamente te imaginas a correr embaraçadamente do teu escritório, com uma qualquer desculpa ridícula, em direção ao consultório do/a teu/tua ginecologista, rezando para que ele/a esteja disponível.

MI. TO.

A verdade é que, durante a menstruação, o colo do útero fica mais dilatado, o que pode tornar a colocação mais fácil e menos dolorosa. Mas, tanto o DIU como o SIU, podem ser colocados em qualquer momento do teu ciclo menstrual.

Por outro lado, a colocação do SIU/DIU dentro dos 7 dias após o início da menstruação permite descartar a hipótese de estares grávida antes de colocares o dispositivo, sem ser preciso recorrer a um teste de gravidez. Sim, claro que não podes colocar nenhum dispositivo se estiveres grávida ou se suspeitares estar, tens de confirmar que não estás - e a menstruação dá-te essa confirmação!

Ainda com dúvidas? Consulta área de contraceção do nosso blog.

 

Atreve-te a mudar e descomplica 😉

###

 

Referências bibliográficas:

https://www.contracecao.pt/metodos/diu-siu/duvidas-frequentes/