frase marco2017

Vantagens do SIU

Para que não restem dúvidas

rapariga sentada com calças de ganga e camisa as riscas

Estás muito mais informada sobre os métodos contracetivos que tens à disposição e até sabes do que se trata a contraceção de longa duração. Mas ainda tens dúvidas sobre qual o melhor para ti. Vamos a uma revisão da matéria dada?

 

Começamos pelo Sistema Intrauterino – o SIU. Trata-se de um dispositivo pequeno, flexível e em forma de T com um reservatório que contém uma hormona, um progestagénio, semelhante à progesterona produzida pelo ovário.

 

Funciona através da libertação contínua de uma dose baixa desse progestagénio a partir do seu reservatório no teu útero, o que favorece o espessamento do muco cervical, tornando mais difícil que os espermatozoides se movam livremente e alcancem o óvulo. Também modifica o revestimento do útero (o endométrio), não permitindo a nidação.

É colocado no útero através da vagina, pelo teu médico, numa consulta de rotina. Fizemos um artigo com os detalhes da colocação do SIU.

 

Vamos às vantagens:

Quando me preocupar com eles?

  • Esquece o drama diário da toma da pílula! Depois de colocado, o SIU é eficaz durante 3 ou 5 anos (dependendo do produto). Ou seja, até te vais esquecer que o tens. Mas não te preocupes, poderá ser removido a qualquer altura. 🙋‍♀️

 

E qual é a sua eficácia?

  • Ótimas notícias neste campo: o SIU tem uma taxa de eficácia de 99,8% - é mesmo um dos métodos contracetivos mais eficazes. 😌

 

E como é que vai afetar a minha menstruação?

  • Os períodos menstruais de maior fluxo podem tornar-se mais ligeiros e menos dolorosos e algumas mulheres poderão ficar com períodos menstruais mais curtos, ligeiros ou menos frequentes. 👊

 

E a minha fertilidade? Não é afetada?

  • O teu nível de fertilidade regressa aos níveis anteriores após remoção do SIU.

 

Podes ainda ver a explicação da Dra. Diana: o SIU num minuto!

Então para quem é que é adequado este método?

É adequado para mulheres de qualquer idade, que querem evitar os regimes de administração diários, semanais ou mensais e que procuram uma contraceção de longa duração, reversível.

 

Afinal é mais simples do que parecia, certo? Marca uma consulta com o teu médico para avaliares com ele esta possibilidade!

 

Descomplica 😉

###