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Praia e escaldão? Não.

A exposição solar é ótima...

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Praia e escaldão? Não. A exposição solar é ótima...

A exposição solar é ótima para a tua pele porque o teu corpo produz vitamina D, que aumenta os níveis de cálcio e ajuda a prevenir a formação de doenças autoimunes. Também há quem diga que o sol diminui o risco de depressão e claro, ficas com a pele bronzeada e com um tom mais bonito.

Mas logicamente que tudo o que é demais, dá asneira. Por isso, vamos partilhar 5 dicas para que não apanhes um escaldão cada vez que vais à praia. Além de extremamente desagradáveis, dolorosos e feios, os escaldões são a causa de doenças mais graves a médio/longo prazo, como por exemplo o cancro da pele. Ora aqui vão:

1. Coloca protetor solar com um fator de proteção adequado ao teu tom de pele - Se a tua pele for mais branca ou mais sensível o ideal é o 50+, se fores morena ou com um bronzear fácil 20/30 (mesmo que sejas uma morena invejável, não descures o protetor!);

2. Mantém a tua pele limpa e hidratada – A tua pele necessita de cuidados diários e não só quando vais à praia. Tomares banho com água morna e hidratares a pele com um creme não muito perfumado é essencial, para que o posterior protetor faça efeito e o sol não seja tão agressivo;

3. Não te depiles no dia em que vais à praia/piscina – No dia em que fazes depilação a tua pele fica mais sensível. Se apanhares sol diretamente na pele (e mesmo com proteção) podes ganhar manchas que são irreversíveis, ou que demorarão muito tempo a desaparecer. Depila-te pelo menos 48h antes de colocares o pé na areia.

4. Betacaroteno é o teu principal aliado para um bronze duradouro – De certeza que já ouviste falar que a cenoura, laranja, manga e uvas são alimentos que potenciam o teu bronze. É verdade. São ricos em betacaroteno que é um antioxidante que ajuda a pele a absorver os benefícios do sol. Também existem cápsulas de betacaroteno que podes encontrar nas farmácias e começar a tomá-las uma semana antes da exposição solar.

5. Beber água… sempre – beber água é importante para evitar desidratação. Não estamos a falar de dois copos por dia, mas de um a dois litros. Claro que alimentos como gelado, sumos de fruta ou chá frio também ajudam, mas não há nada como a água.

Referências: https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-betacaroteno/

Publicado:

07/08/2017