frase marco2017

Cinco exames que ajudam a manter a saúde feminina em dia

Se já foste ao ginecologista...

Foto 850*305
Cinco exames que ajudam a manter a saúde feminina em dia
Se já foste ao ginecologista, de certeza que já ouviste falar em citologia, papanicolau ou mamografia. Se nunca foste… ok, admitimos que estes nomes podem parecer assustadores, mas são essenciais para controlares a tua saúde íntima.

Ir ao ginecologista é um bom hábito que deves começar desde a adolescência, pois este especialista é a pessoa mais capacitada para te aconselhar e dar a conhecer as novidades da saúde feminina.

Quanto aos exames, vamos a eles?

  1. Citologia do colo do útero ou exame de Papanicolau – Este é um exame ao útero muito importante para detetar HPV (Vírus do Papiloma Humano), cancro do colo de útero e diversas doenças sexualmente transmissíveis. É uma análise ao microscópio das células do tecido do colo do útero, de modo a detetar possíveis problemas. Normalmente é indolor, provocando apenas algum desconforto.

  2. Ecografia pélvica – Utilizando um aparelho que emite ultrassons é possível criar imagens dos órgãos pélvicos: ovários, útero e trompas de Falópio. Este exame permite identificar alterações e anomalias congénitas, alterações infeciosas ou quistos e tumores.

  3. Mamografia – Este exame, que tem como finalidade estudar o tecido mamário, é o principal exame para detetar lesões (benignas ou malignas), que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações.

  4. Colposcopia – é uma técnica que permite visualizar o colo do útero com uma luz brilhante e com amplificação. O objetivo é analisar de forma mais precisa e a vulva, a vagina e o colo do útero.

  5. Ultrassom de tiroide – Ajuda a detetar nódulos na região e a evitar possíveis disfunções e doenças que podem prejudicar a produção de hormonas essenciais para a saúde da mulher. Quando fizeste o teu último exame? Fala com o teu médico.


Referências: http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/exames-ginecologicos

Publicado:

22/08/2017