frase marco2017

A Cistite

Cis-what?

Cistite

Certamente nunca ouviste este nome antes, mas se te falarmos em infeção urinária, o termo já te é familiar?

 

 

Quase todas já sofremos, pelo menos uma vez na vida, com uma maldita infeção urinária. Para muitas de nós estas infeções (cujo termo médico é “cistite”) são muito mais comuns do que gostaríamos e evitá-las nem sempre depende de nós.

A cistite é uma infeção que ocorre na bexiga e é causada pela bactéria “Escherichia coli”, que habita geralmente no nosso intestino (sim, é verdade…). Quando esta bactéria (cujo nome nunca conseguiremos pronunciar) deixa o seu habitat natural e consegue deslocar-se para a nossa bexiga, através da uretra, começam os nossos problemas 😫

A vontade constante de urinar, a ardência quando urinamos ou, até mesmo, o aparecimento de sangue na nossa urina (sem ser naquela altura crítica do mês), são os principais sinais de alerta. Quando isto acontece, o ideal é consultares o teu médico de clínica geral, um urologista ou um ginecologista, que te poderão receitar um antibiótico para rapidamente combater o problema.

Estas infeções podem ocorrer por vários motivos: má higienização das nossas partes íntimas, má formação do sistema urinário ou por causa de uma relação sexual. E, embora não consigamos controlar a movimentação desta bactéria, há alguns cuidados que podemos ter para evitar que ela se aloje na bexiga: beber muita água, ir regularmente à casa de banho, usar preservativo durante as relações sexuais, urinar depois de ter relações sexuais e fazer uma boa higiene íntima.

O importante é descomplicares e estares sempre atenta aos sinais do teu corpo para poderes combater estas questões a tempo e horas! 😊

###

Referências bibliográficas:

https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-cistite-sintomas-tratamentos-remedios-causas-e-mais/#causas-e-tratamento-cistite

https://www.mdsaude.com/2008/09/infeco-urinria.html

Publicado:

24/10/2018