frase marco2017

Ciclo menstrual explicado

A calculadora feminina

ciclo menstrual

Apesar das mulheres não serem um relógio suíço, as diferentes fases do ciclo menstrual ajudam-te a perceber em que período do mês estás. Descobre-as para que consigas gerir de forma mais inteligente a tua intimidade. Afinal, é só fazer as contas!

 

 

O ciclo menstrual é o intervalo de tempo que decorre entre o 1º dia de uma menstruação e o dia anterior à menstruação seguinte. Um ciclo menstrual, começa a contar desde o 1º dia da menstruação.

A duração de um ciclo menstrual varia de mulher para mulher e, por vezes, de mês para mês. Um ciclo é considerado regular se, num período de seis meses, tiver a duração média de 28 dias com variações entre 21 e 35 dias. Embora estejas habituada a lidar mensalmente com a tua menstruação, até que ponto conheces as diferentes fases do teu ciclo menstrual? Existem 2 fases distintas: A primeira é marcada pelo dia em que surge a menstruação e chama-se fase folicular.

Nesta fase, um dos folículos (uma espécie de pequena cápsula) que existem no ovário desenvolve-se e, por volta do 14º dia do ciclo (atenção, pode variar!), o pequeno folículo rompe-se e sai de dentro dele um óvulo (célula reprodutora feminina). A este fenómeno dá-se o nome de ovulação, durante esta fase, após o fim da menstruação, verifica-se o crescimento do revestimento do útero como preparação para a gravidez. 

A segunda fase é a ovulação, onde o óvulo é libertado e percorre as trompas até chegar ao útero. Na fase luteínica o folículo dominante, de onde ocorreu a ovulação, sofre transformações: chama-se agora corpo amarelo e produz uma outra hormona a progesterona.

Esta hormona é responsável pelas alterações que estão a acontecer no endométrio (forro do útero), que se torna mais espesso e com um maior número de vasos sanguíneos.

Estas transformações têm como objectivo preparar o útero para receber um óvulo fertilizado; é a preparação do “ninho” para o inicio de uma gravidez. Ao fim de 14 dias, cessa a produção de progesterona, caso não se inicie uma gravidez.

Dá-se uma queda no nível de hormonas no sangue e, consequentemente, a descamação do endométrio, ocorrendo a menstruação e iniciando-se um novo ciclo menstrual.

Um ciclo é considerado regular se, num período de seis meses, tiver a duração média de 28 dias com variações entre 21 e 35 dias. Há mulheres que têm Ciclos Menstruais considerados irregulares se a duração dos ciclos for muito variável (menos de 21 dias ou mais de 35 dias de intervalo entre cada menstruação).

Nas adolescentes, os primeiros ciclos menstruais podem ser muito irregulares o que, habitualmente, é normal.

Se a menstruação é algo que te incomoda e que condiciona a tua vida, descobre mais sobre as vantagens do SIU, pois uma delas é a diminuição significativa da hemorragia.

 

Informa-te e descomplica 😉

###

 

Referências bibliográficas:

https://www.tuasaude.com/ciclo-menstrual/

https://pt.clearblue.com/como-engravidar/ciclos-menstruais-e-a-ovulacao