frase marco2017

De jovem a mulher

O que acontece com o teu corpo?

rapariga a ver-se ao espelho

A passagem da adolescência para a fase adulta é alvo de muitas alterações corporais. Esta fase designa-se de puberdade e começa, nas mulheres, por volta dos 12 anos. Seja para ti ou para a “mana” mais nova, enumeramos aqui o que acontece nesta fase no corpo da mulher.

 

 

1. Ganhas curvas

Nesta altura começas a notar diferenças na forma do teu corpo, começas a ganhar contornos de mulher. Estas alterações dão-se devido ao aumento da produção de estrogénio e refletem-se no aumento das ancas e coxas. Olha que bela desculpa para renovares o teu guarda-roupa 😊

2. Aparecimento da menstruação

É neste período que aparece a menstruação, sendo natural que os ciclos sejam irregulares nos primeiros anos. A menstruação significa que já és fértil e, quando começares a ser sexualmente ativa, é importante que comeces a explorar os métodos de contraceção existentes. Fala com o teu médico e esclarece todas as tuas dúvidas para estares preparada para esta nova fase.   

3. A voz muda

Apesar das alterações não serem tão notórias como nos rapazes, também vais reparar em ligeiras alterações na tua voz, irá ficar menos aguda.

4. Aumentam os pêlos

Começam a crescer pêlos nas pernas, axilas e zona púbica. Mas não stresses, não há nada que a depilação não resolva.

5. Acne

Esta também é uma altura marcada pelas borbulhas. Claro que depende da predisposição genética de cada mulher, mas é a fase em que há mais tendência a criar acne pois a secreção de gordura natural da pele é maior.  

6. Crescimento dos seios

Este é um dos primeiros sinais da puberdade, responsabilidade do estrogénio que passamos a produzir em maior quantidade. Os seios começam a desenvolver-se com um pequeno caroço que pode causar algumas dores e desconforto. Está na altura de pensares em dar uma volta à tua roupa interior e adquirires sutiãs 😉  

7. Novos odores

As glândulas sudoríparas passam a produzir mais suor, principalmente nas axilas e nos pés, podendo refletir-se em odores mais fortes.

Numa fase de tantas alterações corporais e hormonais, é importante que sejas devidamente acompanhada, por isso procura um médico especialista que te ajude a esclarecer todas as tuas dúvidas. 😊

 

###