frase marco2017

Exercícios Kegel

O que são? Para que servem? Quais os seus benefícios?

rapariga a escrever no computador

Já ouviste falar nos exercícios Kegel? Estes exercícios fortalecem vários músculos do pavimento pélvico, permitindo melhor controlo urinário. O objetivo é restaurar o tónus e força muscular de modo a prevenir ou reduzir problemas do pavimento pélvico podendo ainda aumentar a gratificação sexual

 

Quais os benefícios dos exercícios Kegel?

Estes exercícios são benéficos para a mulher na medida em que fortalecem vários músculos do pavimento pélvico e podem trazer benefícios, melhorando o prolapso urogenital (descida do útero, vagina ou reto) e as consequentes perdas involuntárias de urina ou fezes. As mulheres que realizam estes exercícios com regularidade afirmam, ainda, que o prazer sexual aumentou.

Em que consistem estes exercícios?

Primeiro, é necessário que identifiques os músculos do períneo, músculos a serem trabalhados e estimulados. Para os identificares basta tentares parar o fluxo urinário enquanto urinas. Depois de identificares estes músculos, estás pronta para começar os exercícios! Primeiro certifica-te que tens a bexiga vazia e só depois dás inicio à atividade. Estes exercícios consistem em contrair e relaxar os músculos do períneo. Podes começar por contrair durante 5 segundos e relaxar durante 5 segundos. A ideia é aumentares gradualmente a duração da contração até conseguires contraí-los durante 10 segundos seguidos, relaxando 10 segundos. O aconselhado é que faças entre 10 a 15 repetições por sessão e várias vezes ao dia. Como estes exercícios podem ser realizados em qualquer lugar, pois não precisam de auxílio de qualquer material, podes executá-los em qualquer lado sem que ninguém ao teu redor se aperceba. Algumas mulheres conseguem incorporar facilmente os exercícios na sua rotina enquanto conduzem, leem, vêm TV ou estão sentadas em frente ao computador, por exemplo. Caso tenhas alguma dificuldade em identificar estes músculos podes dirigir-te ao teu médico ginecologista que te poderá dar mais informações sobre estes exercícios.

 

###