frase marco2017

Higiene Íntima de A a Z

Descobre a importância do equilíbrio do teu pH

rapariga numa cascata

Higiene íntima é um tema do qual certamente já ouviste falar, mas será que estás a par do pH e do seu impacto na tua saúde?

 

O equilíbrio do pH é essencial para uma boa saúde ginecológica e, por isso, deve ser tido em consideração nos hábitos diários de limpeza e higiene íntima.

As características do pH da vagina são um pouco diferentes das do resto do nosso corpo. A sua composição ácida permite o desenvolvimento de bactérias boas, contribuindo para a manutenção da flora vaginal. Um pH desequilibrado pode levar a complicações ao nível da saúde ginecológica, tais como vaginose bacteriana, pelo que devemos ter em atenção alguns factos sobre higiene íntima e a sua relação com o pH.

Apesar de lavagens regulares (idealmente duas por dia) fazerem parte de uma rotina de higiene íntima recomendável, lavagens em excesso ou duches vaginais podem ter o efeito contrário. Os produtos de higiene que utilizamos têm também um papel fundamental. Devemos apostar sempre na utilização de produtos especialmente formulados para higiene íntima, sem perfume, que não perturbam o pH natural da vagina.

Caso tenhas sintomas que possam estar relacionados com desequilíbrio do teu pH, como mau odor, comichão ou ardor, tenta identificar quais os comportamentos que estão na origem desta perturbação. Assim, ao consultares o teu médico será mais fácil fazer o diagnóstico e explorar quais as soluções que melhor se adequam ao teu caso.

 

Cuida de ti e descomplica! 😊

 

###

  

Referências bibliográficas:

http://www.antifungicos.bayer.pt/pt/saude-intima/centro-de-conhecimento/higiene-intima/

Publicado:

10/08/2018