frase marco2017

Instrumentos do ginecologista

O que são e para que servem?

Instrumentos ginecológicos

Certamente que já tiveste contacto com alguns instrumentos ginecológicos, mas será que sabes qual a função de cada um? Nós damos-te uma ajuda! 

 

 

1. Espéculo
Este instrumento tem um formato de “bico de pato” e insere-se na vagina de forma a afastar as paredes e ser possível  examinar a vagina e o colo do útero.

2. Histerómetro
O histerómetro tem a forma de um tubo fino e comprido. Ele é introduzido através do canal cervical até ao fundo do útero para medir a sua profundidade, para confirmar a direção da cavidade uterina e para excluir qualquer evidência de anomalias intrauterinas. o

3. Escova citológica
Este instrumento é, como o nome indica, uma escova pequena e suave que é utilizada para fazer a colheita de células no colo do útero – o conhecido exame Papanicolau. As células recolhidas do colo do útero que depois são analisadas para rastreio de infeções como o HPV.

4. Pinça de Pozzi
Esta pinça é utilizada para facilitar a colocação de dispositivo intrauterinos.   

 

Embora estes aparelhos possam ter diferentes nomes, dependendo dos fabricantes e dos especialistas que os utilizam, a sua função é universal e facilita bastante alguns dos processos médicos. Se estiveres a pensar optar por contraceção de longa duração, fica a saber que a colocação é muito simples.

 

Aprende a descomplicar 😉

###

 

Referências bibliográficas:

http://pt.handbookmedical.com/1_akushersko-ginekologicheskij_instrument.shtml

https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Papanicolau