frase marco2017

O ácido fólico e a minha saúde

Tudo o que preciso saber

acido folico

O ácido fólico é um nutriente, presente em vários alimentos, que ajuda a prevenir alguns problemas de saúde e a fortalecer muitos órgãos do nosso corpo. Só boas notícias, certo? 😉

 

 

Também conhecido como vitamina B9, este nutriente está presente em alimentos como espinafres, feijão, salsa, espargos, grão-de-bico, alcachofra. E, apesar de poder não parecer o regime alimentar mais aliciante, é importante garantires que ingeres a dose recomendada de ácido fólico por dia – dose que pode variar consoante a idade.

Os benefícios da vitamina B9 são muitos – estimula a saúde do nosso cérebro, pode ajudar a prevenir problemas cardíacos, anemia e cancro, aumenta a imunidade do nosso corpo e para as mulheres que só acreditam quando estão perante resultados mais palpáveis, garantimos que é um ótimo nutriente para melhorar o aspeto da pele, das unhas e do cabelo.

Para quem não gosta destes alimentos, há sempre a possibilidade de procurar uma suplementação à base de ácido fólico, mas terá de ser feita sob orientação médica. Esta suplementação é recomendada para mulheres com anemia , grávidas ou a amamentar.

Mas como em qualquer situação, tudo o que é em excesso faz mal, até este super nutriente! Consumir excessivamente ácido fólico pode provocar problemas digestivos, dor de estômago e náuseas. Por isso, faz tudo com conta-peso-e-medida!

O ácido fólico é também um ótimo aliado durante a gravidez, mas se ainda estás longe de te imaginar nessa situação, descobre mais sobre a contraceção de longa duração e vê como podes prevenir outros aspetos da tua vida 😉

 

Descomplica 😉

###

 

Referências bibliográficas:

https://www.tuasaude.com/acido-folico/

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18134-acido-folico

http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/nutriente/acido-folico/

https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/acido-folico