frase marco2017

Operação Bikini - Dietas Não!

A importância de dormires horas suficientes

rapariga deitada a dormir

Sabias que a qualidade do sono está relacionada com a perda de peso? Se estás com dificuldades em perder peso, pode ser por não estares a ter horas de sono suficientes. 

 

O verão está à porta e quem não quer chegar à praia com um corpinho top model? Já te demos dicas para te tornares mais ativa e para praticares uma alimentação equilibrada.

No entanto, há muitos mais fatores a ter em consideração quando queres perder aqueles quilinhos a mais e um deles é a qualidade do sono.

Mas o que tem o sono a ver com a perda de peso?

Durante o sono libertas hormonas responsáveis pela regulação do metabolismo. Essas hormonas atuam na regeneração dos músculos e metabolismo da gordura.

Produzes, ainda, hormonas como a Leptina e a Grelina que te ajudam a controlar o apetite, contribuindo para que te sintas mais saciada durante o dia e para que não sofras de picos de fome.

Uma noite tranquila e com horas suficientes de sono vão ajudar-te, também, a estares mais ativa durante o dia e bem-disposta. Isto contribui, naturalmente, para que tenhas um gasto energético maior.

Dormir mal gera cansaço e inibe o gasto calórico, pois provoca o aumento dos níveis de cortisol – hormona que contribui para o armazenamento de gordura no corpo. Ao atrasar o processo metabólico, noites mal dormidas podem interferir na tua perda de peso.

Se tens dificuldades em dormir, segue algumas dicas:

  • Tenta regularizar os horários de sono: deita-te e acorda mais ou menos às mesmas horas
  • Reduz o consumo de café: mesmo que não repares, a cafeína pode estar a interferir com a qualidade do teu sono
  • Opta por praticar exercício físico no início do dia ao invés de ao final da tarde, uma vez que as hormonas libertadas pela atividade física deixam-te mais alerta
  • Bebe água suficiente durante o dia
  • Mantém o quarto escuro e silencioso.

Não só para perder peso, mas para a tua saúde em geral, dormires pelo menos 7 horas por noite é o ideal. Verás a diferença!

 

###