frase marco2017

Síndrome do Ovário Poliquístico

Sabes o que é?

Ovário Poliquístico

Já ouviste falar da Síndrome do Ovário Poliquístico? Apesar de ser contornável, este distúrbio pode vir acompanhado de sintomas um pouco desagradáveis. A parte boa é que tem tratamento e nós explicamos-te tudo!

 

 

O que é a Síndrome do Ovário Poliquístico?

A Síndrome do Ovário Poliquístico (SOP) é um distúrbio endócrino que provoca alterações nos níveis hormonais das mulheres, levando à formação de quistos nos ovários. Este é um dos distúrbios hormonais mais comuns, afetando aproximadamente 6% da população feminina em idade reprodutiva.

   

Quais são os sintomas associados?

Os sintomas mais comuns da SOP são irregularidades no ciclo menstrual, excesso de pelos no corpo, queda de cabelo, acne, obesidade e hipertensão. Esta é também a causa mais comum de infertilidade anovulatória (sem ovulação) e pode associar-se a um aumento do risco cardiovascular no caso de existência de obesidade e hipertensão. Todos estes sintomas podem afetar muito a autoestima das mulheres, pelo que o acompanhamento psicológico também poderá ser importante.

 

Como diagnosticar?

Nem todas as mulheres afetadas pela SOP possuem quistos nos ovários. Para efetuar o diagnóstico, dois dos três critérios têm de estar presentes:

  • Poucas menstruações e/ou ausência de ovulação;
  • Sinais clínicos de aumento das hormonas masculinas;
  • Ovários poliquísticos

 

Como tratar?

O tratamento da síndrome do ovário poliquístico deve ser adequado a cada caso, pois vai depender dos sintomas de cada mulher. As formas de tratamento mais comuns são: exercício físico regular, dieta de emagrecimento, uso de métodos contracetivos, uso de medicação para limitar o nível de testosterona, uso de estimulantes da menstruação e psicoterapia para controlar a ansiedade causada pelas mudanças corporais.

 

Muitas mulheres que sofrem deste síndrome têm outros fatores de risco associados (ex.diabetes, hipertensão, hábitos tabágicos, obesidade, etc) que levam à contraindicação do uso de contraceção com estrogénios. A contraceção de longa duração é livre de estrogénios, por isso, é uma boa opção para discutires com o teu médico. Descobre todos os outros benefícios da contraceção de longa duração no nosso blog.

 

Informa-te e descomplica 🙂

###

 

Referências bibliográficas:

https://www.ividoa.pt/sindrome-ovario-policistico-infografia/

https://www.famivita.pt/ovarios-policisticos-pode-engravidar-com-essa-sindrome/