frase marco2017

Sofres de enxaquecas?

Fica a saber quais os motivos e soluções para acabares com este problema.

Rapariga com as mãos na cabeça

Tens dores de cabeça com muita frequência? Estas teimosas não te deixam concentrar no trabalho ou até dormir à noite? Fica a saber quais os motivos e como podes pará-las! 

 

As dores de cabeça incomodam qualquer pessoa. Por vezes começas apenas a sentir aquela moinha ligeira que incomoda e, quando dás por ti, toda a tua cabeça parece que vai explodir. Identificas-te?

Fica a saber alguns dos motivos pelos quais estas dores de cabeça teimam em aparecer e também que soluções podes tomar para acalmar a dor em situações mais intensas.

Motivos

1. Estás stressada (mais que o normal);

2. Estás há demasiado tempo sem comer;

3. Dormiste mais, ou menos horas do que estás habituada;

4. Houve uma mudança brusca de temperatura ou humidade nos locais que frequentas;

5. Fizeste esforço físico em demasia;

6. Estiveste exposta a luzes e sons intensos;

7. Tomaste uma dose elevada de medicamentos/analgésicos;

8. Estás em fase pré-menstrual ou com a menstruação;

9. Consomes sal e/ou adoçantes artificiais em excesso;

10. Consomes bebidas alcoólicas com regularidade.

Certamente que sempre que tens uma enxaqueca não te consegues deslocar até ao hospital ou consultar o teu médico de família, por isso deixamos algumas dicas que te podem ajudar durante uma crise. 

Soluções

  • Toma um analgésico: Toma um analgésico mal sintas que estás com uma pequena dor, pois provavelmente já sabes que irá desencadear para algo mais forte e assim prevines. Se tiveres dúvidas fala com um farmacêutico.

  • Experimenta técnicas alternativas: coloca uma compressa de água fria ou gelo na testa para aliviar a dor. Técnicas como massagens ou acupuntura também podem ajudar.

  • Descansa num local escuro e silencioso: certamente que durante uma destas crises tudo o que menos suportas são ambientes barulhentos e com muita luz. Deita-te confortável num local sossegado, escuro e de preferência fresco.

  • Faz refeições leves e hidrata-te: visto que um dos motivos pode ser a falta de alimento ou hidratação é melhor que bebas bastante água e te alimentes bem.

Sabias que um dos efeitos adversos comuns relacionados com a toma de estrogénio é a dor de cabeça? Se sofres de enxaquecas com frequência e tomas a pílula fala com o teu médico para avaliar a situação. Aproveita e informa-te sobre os métodos de Contraceção de Longa Duração e discute-os com o teu médico (ah! E deixas de precisar daquele alarme irritante a tocar para te relembrar que tens que tomar o comprimido 😊).

Vê o nosso post Há mais para além da pílula para ficares a conhecer as alternativas face a este método.

 

###