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Tensão Pré-Menstrual

Dicas para aliviar os sintomas dos piores dias do mês

mulher com dores menstruais

Ficas irritada, depressiva e cheia de vontade de comer chocolate? #EstamosJuntas! Estas alturas podem ser um verdadeiro sofrimento… por isso deixamos-te algumas dicas práticas que te ajudam a lidar com a TPM, através de mudanças simples na tua rotina.

 

Pratica exercício físico

Afinal, faz bem ao corpo e à mente! O desporto liberta endorfinas (que provocam uma sensação de prazer), relaxa, ajuda ao funcionamento dos intestinos e reduz o edema característico do período. Porém, atividades intensas podem agravar os sintomas. O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhadas, ciclismo, natação e hidroginástica. Yoga também é excelente para amenizar os sintomas da TPM.

 

Evita alguns alimentos…

Uma alimentação inadequada pode contribuir para o aparecimento de distensão abdominal, náuseas, inchaços, dores no peito e alterações de humor. Evita o consumo de café e seus derivados, reduz o sal da comida, restringe o excesso de doces e foge do álcool. Escolhe alimentos mais leves, com teor reduzido de gordura saturada. Nestes dias dá preferência às frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos como a melancia, espargos, salsa, agrião e morangos.

Coisas realmente importantes: E quanto à vontade incontrolável de comer chocolate? A “culpa” é da carência de magnésio. Vá, podes comer um bocadinho, mas sem abusos… opta antes pelos alimentos que sugerimos a seguir!

 

… e aposta noutros

Podes escolher alimentos ricos em magnésio, como figo, aveia, beterraba, alcachofra, abacate, banana e tomate, especialmente antes e durante o período menstrual. Salmão, azeite, nozes, castanhas e linhaça podem melhorar a circulação e também reduzir o inchaço. Vegetais verdes escuros são ricos em cálcio, o que ajuda a aliviar as cólicas. Já o consumo de arroz integral, feijão, ervilhas, trigo e soja pode amenizar a irritabilidade durante o período. Durante a TPM, há uma queda nas taxas de vitamina B6 no organismo, nutriente que tem influência no teu humor. Podes encontrar essa vitamina nas carnes, atum, grãos integrais, batata e lentilhas.

E chás?  principalmente o de camomila, com propriedades calmantes. Uma dica é acrescentar um pouco de gengibre à bebida, uma vez que possui propriedades anti-inflamatórias, que ajuda a reduzir dor de cabeça e cólicas durante a TPM.

 

Retira prazer do teu dia

Cuidares de ti é uma ótima forma de combater a irritabilidade! Tenta dormir bem, fazer qualquer coisa que gostes, sair da rotina… no fundo, sentires alegria nas pequenas coisas! E que tal ofereceres um mimo a ti própria, como uma manicura, uma massagem ou uma peça de roupa nova? Vais ver que te sentes logo melhor. E, muito importante: não deixes de namorar. Apesar do momento não parecer propício, o sexo pode trazer muitos benefícios neste período. Liberta endorfina, o que produz a sensação de prazer e bem-estar, além de queimar calorias e reduzir o inchaço do corpo.

 

Considera mudar a tua contraceção

Os sintomas do período não podem causar um sofrimento tal que cheguem a condicionar a tua vida! Sabias que existem métodos contracetivos que podem tornar a tua menstruação mais ligeira, mais rápida e menos dolorosa? Falámos sobre o assunto neste post. Sabe mais aqui e marca já uma consulta para falares com o teu ginecologista sobre as opções que tens disponíveis.

 

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