frase marco2017

Tensão pré-menstrual de A a Z

Afinal, de que estamos a falar quando falamos de TPM?

mulher a olhar pela janela apreensiva

Chega aquela altura chata do mês e as hormonas estão a fervilhar. Ora te apetece comer este mundo e o outro, ora te sentes a pessoa mais deprimida de sempre. Mas sabes porque é que isto acontece?

 

 

A TPM não é uma invenção feminina, existe e deixa-nos a nós, mulheres, mal-humoradas, com vontade de comer 3 potes de gelado e chorar enquanto assistimos ao “Diário de Bridget Jones”.

A tensão pré-menstrual é definida pelo período que antecede a menstruação que normalmente acontece até 10 dias antes do aparecimento da mesma, e é marcado por sintomas físicos e emocionais devido às mudanças hormonais a que estamos sujeitas nesta altura do mês. A intensidade destes sintomas varia de mulher para mulher e, por norma, desaparecem ou são atenuados com a chegada da menstruação.

Antes da chegada do período, a produção das nossas hormonas femininas (estrogénio e progesterona) está bastante instável, influenciando a transmissão de serotonina e dopamina, substâncias que transmitem os impulsos nervosos, provocando a manifestação dos sintomas de TPM.

De entre os inúmeros sintomas que a TPM despoleta em nós, destacam-se a ansiedade, irritabilidade, dor de cabeça e cansaços, inchaço (devido à retenção de líquidos), alterações de humor, sensibilidade mamária, dificuldade de concentração, doe abdominal e pélvica, entre outros.

A intensidade destes sintomas varia de mulher para mulher mas, a verdade, é que são bem reais e impactam a nossa rotina do dia-a-dia, afetando também as nossas relações com o outro. 

Um bom truque para aliviar a tensão pré-menstrual é a prática de exercício físico que auxilia no alívio das cólicas e contribui para combater o stress e ansiedade. Opta, também, por consumir menos cafeína e menos sal nesta altura do mês pois tendem a agravar os sintomas.

Coloca estas dicas em prática da próxima vez que estiveres de TPM. E lembra-te: esta fase é passageira! Logo que a menstruação chega, passa e a vida continua 😊 É apenas uma questão de aprenderes a lidar com a situação e encontrares, tu própria, formas de tornar este período mais fácil e suportável, tanto para ti como para os que te rodeiam!

 

###

 

Referências:

  1. https://rotasaude.lusiadas.pt/tensao-pre-menstrual-tpm-o-que-e/
  2. https://www.evaxtampax.pt/pt-pt/artigos-de-evax-y-tampax/o-periodo/tensao-pre-menstrual-tpm
  3. http://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/tpm/