frase marco2017

Tudo o que tens de saber sobre o exame Papanicolau

Aquele exame com um nome estranho que nós devemos fazer.

mulher com uma bata de exame ginecológico

 

Quando vais à ginecologista, o primeiro exame que fazes para despistar algum problema, como a presença de células pré-cancerosas/cancerosas causadas pelo vírus HPV, é o Papanicolau (também pode ser chamado de citologia cervico vaginal, mas é a mesma coisa).

 

 Antes de continuarmos atenção a isto: NÃO SERVE PARA DETETAR DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Outra coisa que precisas de saber é que o resultado deste exame demora alguns dias a sair porque a análise é complexa, já que o objetivo é prevenir o cancro do colo do útero.

Repararam na palavra prevenir? Muito bem! :) 

Este exame é preventivo pelo que é importante que o faças com regularidade. Uma vez por mês? Não! (O que seria?!) A regularidade do exame depende sempre do resultado do último exame e da tua idade, ou seja:

- é recomendado para todas as mulheres a partir dos 21 anos;

- caso o resultado do teu primeiro papanicolau seja normal e negativo para HPV, estás no grupo de baixo risco e só deves repetir o exame a cada três anos;

- mulheres acima dos 40 anos têm mais risco, pelo que é altamente recomendado realizar com mais frequência.

Antes de fazeres o exame faz um check nestas 5 recomendações:

1- Não estejas menstruada no dia do exame - Calcula a data para que não coincida com os dias da tua menstruação. O sangue da menstruação pode enviesar os resultados;

2- Não faças nada que interfira com o resultado - Nas 24h antes evita: relações sexuais, tomar banho, usar pensos higiénicos, aplicar cremes ou pomadas vaginais ou fazer um duche vaginal (este último não deves mesmo!).

3- Esvazia a bexiga antes do exame - Este exame consiste em introduzir um instrumento na vagina e, quando necessário, pressionar a parte inferior do abdómen. Por isso, é melhor ires ao WC antes do exame.

4- Vai preparada para te despires da cintura para baixo - É possível que te dêem uma bata ou uma toalha para colocares em cima das pernas, para não te sentires tão desconfortável.

5- Nada de nervosismos - O exame é ligeiramente desconfortável, mas nada que uma mulher forte como tu não aguente.Além disso, é super rápido! Descontrai e relaxa. :)

 

O papanicolau não serve para detetar outros tipos de cancro, como o do ovários ou do útero. Portanto, deves ainda fazer outros exames ginecológicos. Fala sempre com o teu médico ginecologista.

Esperamos ter ajudado a descomplicar a tua ideia sobre este exame ginecológico. Não custa nada! Afinal, o único benefício é para ti.

#descomplica 

###

 

Referências: http://bit.ly/2hz5F2q