QUAL É O MELHOR MÉTODO CONTRACETIVO APÓS UM ABORTO?

31 de março de 2020 #contraceçao #depoisdeumaborto

NO BOM CAMINHO.

Um aborto nunca é fácil. Porque não é o momento certo ou o parceiro ideal, porque houve um problema médico grave ou porque o teu método contracetivo simplesmente falhou, a maioria das mulheres concorda: não querem passar pelo mesmo outra vez.

A imagem será carregada como componente da peça de comunicação

Teoricamente, não existem métodos a evitar após um aborto e a melhor contraceção é aquela que melhor responde às tuas necessidades.

Alguns apetos a considerar:
Queres uma solução de longa duração?
Queres aligeirar o desconforto do teu período?
Os métodos hormonais são uma solução para ti?

Se acabaste de fazer um aborto, evitar outra gravidez estará provavelmente no topo da tua lista de prioridades, e é importante considerar a eficácia dos diferentes métodos contracetivos.

Métodos contracetivos reversíveis de longa duração, como o SIU, o DIU, o implante subcutâneo e a injeção contracetiva, são os métodos mais eficazes, já que não dependem tanto de quem os utiliza. Já os métodos de curta duração tendem a ter uma taxa de eficácia mais baixa, porque exigem uma rotina de utilização mais regular. Por exemplo, a eficácia da pílula cai de 99% numa utilização perfeita para 91% numa utilização típica.

Também é importante encontrar um método adequado à tua vida e aos teus planos. Se quiseres engravidar de futuro, um método reversível será uma melhor opção, já que métodos como a esterilização são definitivos.

Esta tabela de comparação de métodos contracetivos(ligação: https://www.descomplica.pt/comparar-metodos - separador Eficácia) destaca as taxas médias de eficácia de utilização dos diferentes métodos.

Se não tens a certeza qual o método que melhor combina contigo, faz este teste rápido sobre contraceção (ligação: https://www.descomplica.pt/qual-e-o-meu-metodo) e conversa com o teu médico de família ou ginecologista sobre qual o método que te oferece a melhor proteção e que melhor se adapta ao teu estilo de vida.

Fica bem,

A tua equipa #DESCOMPLICA

Recommended Articles