Anel vaginal branco

O ANEL

UMA SOLUÇÃO CONTRACETIVA VERSÁTIL.

SEM PONTAS SOLTAS

O anel contracetivo aparenta ser simples e funcional, mas é muito mais do que isso. É fabricado em plástico flexível e, uma vez colocado, liberta lentamente um progestativo e estrogénio no organismo. As hormonas impedem os ovários de libertarem óvulos, e também provocam o espessamento do muco cervical, dificultando a mobilidade dos espermatozoides. Usa o anel durante três semanas e depois remove-o. Após a remoção do anel não o usas durante uma semana, e depois inseres um anel novo.

O anel permanece encostado na parede vaginal, por isso, a sua colocação é idêntica à de um tampão. Depois de lavares as mãos, só tens de o apertar e empurrar para o interior da vagina até este ficar encostado à parede vaginal. Quando estiver numa posição confortável, permanece assim durante três semanas. No final das três semanas, retiras o anel e estás uma semana sem o colocar - nessa semana, deverá aparecer o teu período. Depois de uma semana sem usar o anel, poderás reiniciar a rotina.

Deverás utilizar outro método contracetivo se o anel cair e ficar numa posição incorreta durante mais de três horas antes de o reinserires. Se o anel cair e ficar fora da sua posição durante menos de três horas, basta reinserires e continuares a tua rotina normal. Quando o anel permanecer colocado durante sete dias consecutivos, será novamente eficaz. Se tiveres
dúvidas quanto à utilização correta do anel consulta o teu médico ou enfermeiro.
 

Anel vaginal

COMO SE COMPARA A OUTROS MÉTODOS

HORMONAS

Sim. O anel liberta uma baixa dose de progestativo e estrogénio.

FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO

O anel tem de ser deixado na vagina durante três semanas. É retirado durante a quarta semana, antes de ser substituído no início de outro ciclo de quatro semanas.

O TEU PERÍODO

O anel pode resultar em hemorragia irregular temporária, e pode mesmo eliminar totalmente a menstruação.

COMPARAR MÉTODOS

TENS MAIS PERGUNTAS?

Marca já uma consulta com o teu médico ou enfermeiro.

O QUE PRECISAS DE SABER

MAIS
DE 40 ANOS

Médicos e cientistas têm vindo a investigar este método.

3
SEMANAS

Tempo durante o qual é utilizado o anel durante um ciclo.

APENAS
1%...

Hipótese de engravidar quando utilizado de forma perfeita.

  • Pode ficar na vagina durante até três semanas.
  • Exige um rastreio cuidadoso do número de semanas em que foi utilizado.
  • Algumas mulheres sofrem de corrimento vaginal, desconforto, dor de cabeça, alterações do humor, aumento de peso e alterações dos períodos.
  • Não protege contra o VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST).

RECISAS DE ACONSELHAMENTO? FALA COM O TEU PROFISSIONAL DE SAÚDE

Marca uma consulta com o teu médico ou enfermeiro para obter o apoio adequado às tuas necessidades.

SERÁ QUE...?

PENSA NISTO

Para funcionar corretamente, o diafragma tem de cobrir totalmente o teu colo do útero. Se achares que o teu diafragma não está bem encaixado, consulta o teu médico ou enfermeira. Eles poderão aconselhar-te acerca da colocação correta. Entretanto, pondera utilizar um método contracetivo alternativo, como o preservativo.

SABE MAIS

CONHECE AS TUAS OPÇÕES

COMPARAR MÉTODOS