QUAL É O MÉTODO CONTRACETIVO MAIS EFICAZ?

31 de março de 2020 #contraceçao #depoisdeumaborto

A PROTEÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR.

Andas à procura de um novo método contracetivo? Com tantos métodos disponíveis, pode ser difícil optar e determinar aquele que oferece maior proteção e que melhor se adapta ao teu estilo de vida.

Se, de momento, ter bebés não é uma opção para ti, é importante que entendas a diferença entre a utilização perfeita e a utilização típica. Os números destes dois tipos de utilização demonstram a eficácia de cada um dos métodos de controlo de natalidade. (Isto também pode explicar por que motivo às vezes ouves dizer que a pílula é 99% eficaz, e outras vezes que é apenas 91% eficaz...)

A imagem será carregada como componente da peça de comunicação

A utilização perfeita é a eficácia, baseada em estudos clínicos, que ocorre num ambiente controlado, onde não há espaço para o erro humano.

A utilização típica é a eficácia baseada na vida real, que considera os obstáculos quotidianos, como esquecimentos, horários de sono ou viagens. A menos que sejas um robô ou tenhas uma rotina incrivelmente organizada, a utilização típica é a estatística mais realista, e a que deves ter em conta.

De um modo geral, quanto menos dependente da utilizadora, mais eficaz é. A esterilização é o método mais eficaz de controlo de natalidade (acima de 99%), mas também é irreversível.

Os contracetivos reversíveis de longa duração são mais duradouros e administrados/colocados por um profissional de saúde, portanto, não dependem da utilizadora. Estes incluem o SIU (99%), o DIU (99%), o implante subcutâneo (99%) e a injeção contracetiva (94%). Estes métodos são totalmente reversíveis. Quando quiseres, podem ser retirados e podes engravidar novamente.

Métodos que requerem atenção diária, semanal ou de última hora têm uma maior variação entre os números da utilização perfeita e típica. Tendem a ter uma eficácia mais baixa com a utilização típica, porque exigem um maior esforço por parte de quem os utiliza. Ao escolheres um método contracetivo, vale a pena considerares o quão disciplinada és, pois isso afetará a eficácia do teu controlo de natalidade.

Um bom local para começar a comparar os métodos contraceptivos é esta tabela (ligação: https://www.descomplica.pt/comparar-metodos - separador Eficácia) para veres a comparação entre as diferentes taxas de utilização típica.

Este teste sobre contraceção (ligação: https://www.descomplica.pt/qual-e-o-meu-metodo) também oferece uma base sólida para discutires com o teu médico qual o método que melhor se adapta a ti.

Obrigada por deixares que te acompanhemos nesta viagem.

Fica bem,

A tua equipa #DESCOMPLICA

Recommended Articles